Aumentam os casos de doenças sexualmente transmissíveis no Paraná

Redação


Dados do último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde revelam que os casos de HIV e sifílis adquirida, transmitidas sexualmente, explodiram nos últimos anos no Paraná, tornando-se uma epidemia. Entre 2010 e 2015, último ano com dados disponíveis, o número de notificações da primeira doença saltou 262%, enquanto os casos de sífilis tiveram um aumento bem mais expressivo, de 14.114%. Com relação aos casos de HIV, até 2012, o número de registros permanecia abaixo de 760 por ano. No ano seguinte, praticamente dobrou, chegando a 1.401 notificações e, em 2015, chegou a marca de mais de 2.200 casos notificados.

O especialista em infectologia do Laboratório de Análises Clínicas (Lanac), Marcos Kozlowski, encontra mais de 300 resultados positivos para sífilis por mês no laboratório. “São mais de 15 resultados de sífilis por dia. O HIV também é diário nas análises clínicas da empresa”, afirma. O laboratório realiza 450 mil exames por mês.

Os principais meios de transmissão são o contato sexual, transmissão vertical – quando a gestante tem a doença e passa para o feto – e transfusão sanguínea. O especialista afirma que o uso da camisinha é essencial para proteção e controle da doença. “Nos primeiros meses do ano percebemos um aumento dos casos de doenças sexualmente transmissíveis. As pessoas precisam se proteger, principalmente durante os meses de festa e verão”, aconselha, lembrando que para manter relação sem camisinha é importante fazer uma bateria de exames, seis meses após a última relação sexual, para garantir a saúde em dia.

A UNAids – órgão das Nações Unidas para lidar com o HIV – divulgou em julho do ano passado que o total de novas infecções a cada ano no Brasil aumentou em 3% entre 2010 e 2016. No mundo, essa taxa sofreu contração de 11%. No LANAC, pelo menos um novo caso é diagnosticado por dia.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="630660" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]