Bairro Novo ganhará mais um farol da inovação

Redação


Na próxima quarta-feira (15) será inaugurado o Farol do Saber e Inovação Cecília Meireles, na Escola Municipal Dona Lulu, no bairro Sítio Cercado. Vai ser a segunda unidade da regional a contar com espaço maker para criação de protótipos, com impressora 3D.

Em setembro do ano passado a comunidade da região ganhou a primeira oficina de criatividade, no Farol Rubem Braga, junto à Escola Municipal Rio Negro.

A partir deste mês, Curitiba vai ganhar mais 18 Faróis do Saber e Inovação. Dos 23 previstos para 2019, cinco já foram entregues. Os demais passam por revitalizações para abrigarem oficinas de criatividade, e serão entregues ao longo dos próximos meses, com espaços de cultura maker e impressoras 3D à disposição de estudantes e dos moradores.

O investimento da Prefeitura de Curitiba nessas unidades é de R$ 2,1 milhões.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destaca o papel dos faróis para estimular os estudantes a buscarem respostas e soluções para as questões do cotidiano. “Esse projeto coloca Curitiba na vanguarda de todos os processos educativos”, analisa a secretária.

O projeto dos novos faróis participou do Desafio Aprendizagem Criativa 2018, promovido pela Fundação Lemann e Massachussetts Institute of Technology (MIT) Media Lab. Foi um dos oito selecionados no país – único na região sul – a integrar o programa de apoio técnico educacional oferecido pela instituição norte-americana.

História curitibana

Os Faróis do Saber foram criados na década de 1990, na primeira gestão do prefeito Rafael Greca, para servirem como bibliotecas com acesso gratuito à internet.

Agora, a proposta dos Faróis da Inovação está alinhada ao conceito do Vale do Pinhão – o ecossistema de inovação da cidade – e a tendências nacionais e internacionais em tecnologia educacional, com foco na aprendizagem criativa. São utilizados por estudantes e também abertos à comunidade.

Desde a inauguração do primeiro farol no novo modelo, em 2017, já participaram de atividades inovadoras mais de dez mil estudantes.

Confira onde estão os novos Faróis do Saber e Inovação:

1 – Farol do Saber Cecília Meireles (Bairro Novo)
2 – Farol do Saber Senador Accioly Filho (Bairro Novo)
3 – Farol do Saber Antônio Callado (Boa Vista)
4 – Farol do Saber Gilberto Freyre (Boa Vista)
5 – Farol do Saber Heitor Stockler de França (Boa Vista)
6 – Farol do Saber João Guimarães Rosa (Boa Vista)
7 – Farol do Saber Telêmaco Borba (Boa Vista)
8 – Farol do Saber Albert Einstein (Boqueirão)
9 – Farol do Saber Fernando Pessoa (Boqueirão)
10 – Farol do Saber César Pernetta (Cajuru)
11 – Farol do Saber Emiliano Perneta (Cajuru)
12 – Farol do Saber Samuel Chameki (Cajuru)
13 – Farol do Saber Joaquim Nabuco (CIC)
14 – Farol do Saber Padre Antônio Vieira (CIC)
15 – Farol do Saber Sérgio Mercer (CIC)
16 – Farol do Saber Roberto Barrozo (Pinheirinho)
17 – Farol do Saber Clarice Lispector (Pinheirinho)
18 – Farol do Saber Gonçalves Dias (Santa Felicidade)

Com informações da Prefeitura de Curitiba

Previous ArticleNext Article