Baleia e filhote são flagrados próximas da orla de Matinhos

Francielly Azevedo - CBN Curitiba e Fernando Garcel


Duas baleias-franca foram vistas, na manhã desta segunda-feira (20), bem perto da orla em Matinhos, no Litoral do Paraná.

A bióloga Liana Rosa, do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), explica que a vinda da mãe com o filhote para a orla paranaense se deve ao aumento da população da espécie.

“A gente já teve ocorrências, nas últimas semanas, de mães com filhotes muito próximas da arrebentação”, diz Liana. O comportamento de aproximação da costa é normal da espécie. A mãe busca essa área para descansar e manter o filhote seguro, segundo a especialista.

No último dia sete deste mês outras baleias foram vistas no litoral do Paraná. Segundo Liana a aproximação das baleias até a orla é comum.

“As baleias franca tem esse comportamento de chegar muito próximas da costa e elas são monitoradas há bastante tempo no Litoral da Santa Catarina. Provavelmente, por conta do aumento da população, elas tem buscado outras áreas e aparecido no Litoral do Paraná”.

Conforme a especialista, 300 baleias foram catalogadas na orla brasileira, as duas que apareceram hoje não estão nesta lista.

Liana orienta que o LEC deve ser procurado quando baleias forem avistadas no litoral paranaense e que embarcações devem manter distância dos animais.

“Caso as pessoas estejam embarcadas, sempre devem manter um mínimo de 100 metros de distância do animal, principalmente se for mãe e filhote. Eles são animais grandes e se deslocam muito rápido”, diz a bióloga.

A especialista lembra que as baleias são animais ameaçados de extinção e são protegidos por força de lei sobre qualquer tipo de molestamento, inclusive sobre a aproximação de embarcações.

Quem avistar uma baleia ou qualquer animal marinho raro no litoral paranaense pode ligar para os telefones do Laboratório de Ecologia e Conservação. O (41) 3511-8600 ou o 0800 642 341, que funciona 24 por dia, sete dias por semana.

Previous ArticleNext Article