Baleia jubarte é encontrada morta em praia da Ilha do Mel

Grasiani Jacomini - CBN Curitiba

Baleia jubarte é encontrada morta em praia da Ilha do Mel

Uma baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) foi encontrada morta em estado avançado de decomposição nesta terça-feira (18), na Praia Grande, na Ilha do Mel, próximo ao Canto da Vó.

A comunidade local acionou a equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR por volta das 20h e informou o encalhe do animal.

A equipe organizou a estratégia de atendimento via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e deslocou para a Ilha do Mel por volta das 6h desta quarta-feira (19) para fazer o registro do encalhe, avaliação da carcaça e coleta de materiais biológicos.

Segundo os pesquisadores, o animal possui aproximadamente 13 metros de comprimento total e está sendo avaliada pela equipe técnica do projeto. O atendimento tem a colaboração da equipe do IAT (Instituto Água e Terra). A equipe ainda não concluiu o trabalho em campo.

As baleias jubartes da população do oceano Atlântico Sul vem ao Brasil anualmente para reprodução, passam o verão se alimentando na região Antártica. A principal área brasileira de reprodução é o litoral da Bahia.

No Paraná, desde o início do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), já foram registrados encalhes de 13 baleias da mesma espécie, incluindo indivíduos adultos e jovens.

A orientação para a população é que, caso encontre animais vivos debilitados ou mortos nas praias, ligue no 0800 642 3341.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="765013" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]