Baleia jubarte é encontrada morta enroscada em rede de pesca

Narley Resende


Uma baleia jubarte foi encontrada morta nessa quarta-feira (1º) no Balneário Atami, em Pontal do Paraná. O animal tem aproximadamente sete metros de comprimento.

De acordo com pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o animal morreu depois de se enroscar em uma rede de pesca. A baleia não conseguia comer e provavelmente morreu de fome. A bióloga Camila Domit, coordenadora do Laboratório de Ecologia e Conservação do Centro de Estudos do Mar da UFPR, afirma que a morte pode ter outras causas.

“A gente não tem como garantir a causa morte. Tinha uma rede enroscada na boca do animal. Mas a causa não necessariamente é essa. Poderia estar doente. E como as interações antrópicas que a gente diagnóstica são relacionadas ao nosso litoral é difícil analisar um animal oceânico. Esse é um macho, jovem, passando mais próximo à costa tem maior risco de contato com atividades como a pesca”, afirma.

O estado avançado de decomposição dificulta o diagnóstico precoce. “Estava há pelo menos três ou quatro dias em decomposição e pode ter morrido em outro lugar e ter sido trazido pra cá”, diz a bióloga.

Camila Domit alerta para o número elevado de animais mortos encontrados no Litoral do Paraná. “Temos encontrado mais de 90 indivíduos neste mês. São golfinhos, aves marinhas, e outros animais marinhos. As doenças que temos diagnosticado refletem imunodepressão. É um alerta de que nossos oceanos não estão tão saudáveis como podemos pensar”, alerta.

Previous ArticleNext Article