Baleia Jubarte é encontrada morta na Ilha do Mel

Andreza Rossini


Uma baleia Jubarte foi encontrada morta na manhã desta quarta-feira (1), na praia grande da Ilha do Mel, em Paranaguá, no litoral do Paraná.

De acordo com a bióloga do Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Camila Domit, o animal é filhote ou juvenil. “Ocorre em todos os oceanos. Durante o período de junho a outubro, uma parte da população do oceano Atlântico Sul vêm para à costa brasileira para reprodução”, afirmou.

Neste ano, esse é o segundo caso de encalhe de baleias desta espécie no Paraná.  Ainda de acordo com Camila, a carcaça do animal vai ficar na zona de restinga. “Vai se decompor e serve de alimento aos demais organismos que ocorrem na praia”. O procedimento é coordenado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) com apoio do CEM.

O animal passa por necrópsia com coleta de amostras biológicas para avaliar a causa da morte e levantar informações sobre a saúde do animal.

 

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="541147" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]