Balneabilidade: Rio Nhundiaquara entra para lista de pontos impróprios para banho no PR

Redação

boletim de balneabilidade, balneabilidade, próprio, impróprio, águas próprias, águas imprópias, banho, praia, rio, lago, iap, iat, instituto água e terra, litoral, interior, paraná, rio nhundiaquara

O Rio Nhundiaquara, em Morretes, entrou para a lista de locais impróprios para banho no litoral do Paraná. Conforme o mais recente Boletim de Balneabilidade, publicado hoje (07) pelo Instituto Água e Terra, este é o terceiro ponto inadequado para os banhistas.

A Ponta da Pita, em Antonina, e o Rio Marumbi, próximo à ponte Estrada Anhaia, em Morretes, permanecem impróprios.

Conforme o boletim, o excesso de chuva nos últimos dias é o motivo para o Rio Nhundiaquara estar impróprio. Nas praias e demais rios do litoral as condições para banho são boas.

Ao todo, são monitorados 49 pontos de toda a orla. São 13 em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, 6 na Ilha do Mel, 3 em Morretes e 2 em Antonina.

BALNEABILIDADE NO INTERIOR

No Interior, todos os locais também estão próprios.

Anualmente, técnicos do instituto monitoram a qualidade das águas no período de maior fluxo de veranistas. Assim, eles avaliam a concentração das bactérias na água. Os veranistas podem se orientar de acordo com as bandeiras na orla das praias, nos rios e nos reservatórios, para saber se os locais estão próprios ou impróprios.

SINALIZAÇÃO

A sinalização informa a condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira. A cor vermelha significa que a água não é recomendada e a azul que a região está própria para banho.

*Com informações da BandNews FM Curitiba

Previous ArticleNext Article