Bancos de Curitiba e Região Metropolitana irão paralisar atendimento presencial

Redação

pis pasep

A partir desta quinta-feira (25) os bancos de Curitiba e Região Metropolitana irão paralisar o atendimento presencial em suas agências. A medida foi tomada pela 20ª Vara do Trabalho de Curitiba, após Ação Civil Pública ajuizada pelo  Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários, Financiários e Empresas do Ramo Financeiro de Curitiba.

O Sindicato entrou com a ação pedindo urgência no atendimento presencial durante a pandemia de coronavírus, respaldado por decisões estaduais e das recomendações sanitárias da OMS (Organização Mundial de Saúde).

A decisão é válida para os bancos Santander, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Banrisul, Safra e Caixa Econômica. Todos os trabalhadores que que prestam serviços considerados não essenciais também estarão dispensados do seu serviço, com pagamento e demais bônus pagos de forma integral.

Em sua decisão, o magistrado José Wally Gonzaga Neto apontou como essencial a proteção da saúde de todos esses funcionários. “A suspensão de qualquer trabalho presencial não essencial representa, em última instância, a proteção da saúde da própria sociedade, pois impede o contato de milhares de trabalhadores com clientes e com pessoas no trajeto casa-trabalho”, finalizou Gonzaga Neto.

Dessa forma fica mantido apenas os serviços não presenciais como compensação bancária, rede de cartões de crédito e débito, caixas bancários eletrônicos, além de serviços necessários para a população como o pagamento de benefícios governamentais como o Bolsa Família e seguro-desemprego.

Previous ArticleNext Article