Bandeira laranja: Curitiba vai ativar 50 novos leitos de UTI para covid-19

Redação

curitiba covid-19 bandeira laranja leitos uti

Além de ter anunciado a retomada da bandeira laranja sob decreto, a prefeitura de Curitiba divulgou que vai abrir 174 novos leitos exclusivos para covid-19. Destes, 50 serão vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 174 serão leitos enfermaria.

Segundo o painel da transparência atualizado pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), quatro dos nove hospitais que atendem pelo SUS não têm mais vagas de UTI disponíveis. Além disso, outros quatro hospitais têm taxa de ocupação acima de 90%.

O trabalho de reorganização da estrutura hospitalar na capital paranaense tenta evitar o colapso do sistema de Saúde durante esse avanço da pandemia.

“Esse movimento de adaptação dos serviços já estava previsto no plano de contingência. Com o novo cenário precisamos adotar medidas para ganhar eficiência no enfrentamento à pandemia”, diz a superintendente de gestão da SMS, Flávia Quadros.

A previsão que é que os 174 novos leitos sejam ativados ainda nessa semana. Isso representa um aumento de 29% na capacidade hospitalar do tratamento da covid-19 em Curitiba.

Além disso, a partir de hoje, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Boqueirão terá a suspensão temporária de atendimento geral por busca direta e passa a atender exclusivamente casos de covid. No local estão sendo ativados 50 leitos de enfermaria exclusivos para a covid-19, 31 já foram ativados, outros 19 serão ativados na próxima semana.

Para as pessoas com sintomas respiratórios leves a orientação é ligar para a Central de Atendimento, no telefone 3350-9000, das 8h às 20h, todos os dias da semana.  A central dará as orientações e fará o agendamento do exame.

NOVOS LEITOS EM CURITIBA DURANTE A BANDEIRA LARANJA

Enfermaria

  • 34 vão ser abertos no Hospital de Clínicas (24 na próxima semana e 10 na semana do dia 07 de dezembro);
  • 50 na UPA Boqueirão (31 hoje e 19 na próxima semana);
  • 40 no Hospital Vitor do Amaral (na semana do dia 07 de dezembro).

UTI

  • 10 no Instituto de Medicina a partir de 02 de dezembro;
  • 10 na Santa Casa (5 a partir de hoje e 5 na próxima semana);
  • 30 no Hospital Municipal do Idoso (12 a partir de 29/11 e 18 a partir da próxima semana).

Previous ArticleNext Article