Bandidos do 'Novo Cangaço' são alvo de operação da PF

Ação policial ocorre simultaneamente nos estados do Paraná e de São Paulo; cerca de 70 policiais, entre federais e militares, participam da operação.

Redação - 23 de junho de 2022, 11:06

Foto: Divulgação/PF
Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal realiza na manhã desta quinta-feira (23) uma operação contra bandidos que integram a quadrilha conhecida como "Novo Cangaço", especializada em assaltos a bancos e base de valores. A ação conta com apoio da Polícia Militar (PMPR) e ocorre simultaneamente no Paraná e em São Paulo.

Cerca de 40 policiais federais e 30 militares cumprem onze mandados, sendo sete de busca e apreensão e quatro de coleta de material genético. No Paraná, os mandados são cumpridos nas cidades de São José dos Pinhais e Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Já no estado vizinho, os alvos estão localizados em Taboão da Serra, Carapicuíba, Cotia e Itatiba. Policiais militares de São Paulo também participam da ação.

Os mandados judiciais foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Ponta Grossa e a Vara Criminal da Comarca de Nova Esperança.

Os trabalhos integram a quarta fase da operação "Volante". O termo faz alusão à força policial que era enviada, entre os anos de 1920 e 1930, ao sertão com a finalidade de conter o avanço do cangaço.