Blindados do exército são transportados por trens pela Serra do Mar

Andreza Rossini e Assessoria


A Rumo, maior operadora de ferrovias do país, transportou 31 blindados do exército brasileiro na Operação Atlântico V.

No último domingo (12), as frotas desceram pela Serra do Mar em duas composições de trens na última etapa do trajeto.

Organizado pela concessionária, o trabalho foi iniciado em Cascavel, no oeste do Paraná, na manhã de quarta-feira (8), e encerrado em Paranaguá, no litoral, no domingo, por volta das 19h30. Mais de 40 profissionais de áreas administrativas, de engenharia e operacional estiveram envolvidos na execução do plano logístico.

Foto: Divulgação/Rumo

As plataformas, viabilizadas pela Rumo, preservaram a estrutura dos blindados durante o percurso. Foram carregados 15 e 16 veículos em cada viagem, respectivamente. Para reforçar a segurança, um carro batedor verificou as condições da ferrovia na Serra antes da passagem dos trens. Além disso, militares ocuparam um vagão especial ao final de cada composição. Toda movimentação foi monitorada pelo Centro de Controle Operacional (CCO).

Os blindados denominados Guarani, pertencem a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada de Cascavel, os veículos são preparados para situações extremas. De Paranaguá, o comboio segue por modal rodoviário até São Francisco do Sul, no litoral de Santa Catarina, onde serão utilizados para treinamentos e simulação de combate.

 

Previous ArticleNext Article