Covid-19: Curitiba passa dos 23 mil contaminados e segue na bandeira laranja

Jorge de Sousa

Covid-19: Curitiba quebra a marca de 23 mil contaminados

Curitiba chegou ao seu 149° dia da pandemia da Covid-19, registrando 23.221 casos e 675 óbitos pela doença. Os números foram divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde nesta sexta-feira (7).

Com essas marcas, Curitiba irá seguir por pelo menos mais uma semana na bandeira laranja, sendo que somente nas últimas 24 horas confirmados novos 442 casos e 15 óbitos.

As últimas vítimas fatais apresentavam idades entre 49 e 93 anos, sendo sete homens e oito mulheres.

Cinco desses óbitos foram registrados em pacientes com menos de 60 anos, sendo que dois desses não apresentavam qualquer comorbidade como fator de risco.

Desde o dia 6 de junho, ao menos uma pessoa morre por dia na capital paranaense.

Mas um número positivo é que desde 26 julho, os casos ativos da Covid-19 em Curitiba estão em queda. A marca que beirou os 7 mil contaminados, atualmente está em 4.815 pessoas que ainda podem transmitir a doença.

“Domingo é Dia dos Pais, eu sei que as famílias gostam de se confraternizar e se reunir. Fazemos o alerta para que as pessoas usem máscara, caso façam essas reuniões. Tivemos histórias tristes no dia das mães e não queremos que se repitam no Dia dos Pais”, pontuou a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

OCUPAÇÃO DOS LEITOS DE UTI GANHA RESPIRO

Após passar o mês de julho perto do limite dos leitos de UTI, Curitiba chegou a marca de nove dias seguidos com menos de 90% na ocupação desses espaços.

No dia 28 de julho, a ocupação dos leitos estava em 94% e caiu para 88% no dia seguinte. O índice se manteve estável e nesta sexta-feira está na casa dos 87%.

Atualmente a rede SUS na capital paranaense conta com 352 leitos de UTI e outros 423 leitos clínicos para o atendimento de pacientes com a Covid-19.

Desde o início da pandemia em 11 de março, não houve colapso no sistema público de saúde na cidade, com a taxa de ocupação batendo o teto de 97%.

COVID-19 SEGUE EM ALTA EM TODAS REGIONAIS DE CURITIBA

A incidência de casos da Covid-19 segue em largo crescimento nas regionais de Curitiba. Novamente todas essas localidades apresentaram aumento em comparação com a semana anterior.

Quatro regionais apresentam incidência maior do que a média de Curitiba (1.201,2 por 100 mil habitantes): Matriz (1.330,8), Tatuquara (1.317,8), Pinheirinho (1.266,2) e Bairro Novo (1.245,4).

Outro número preocupante é que com exceção das Regionais Tatuquara, Pinheirinho, Bairro Novo e Santa Felicidade todas as outras localidades apresentam pelo menos dois mil casos confirmados da Covid-19.

Mas esses números podem crescer, porque 3.125 casos seguem sem categorização por endereço de residência.

Desde o início da pandemia foram feitos 166.904 testes (PCR e sorológicos) em Curitiba, sendo 35.577 somente nesses últimos sete dias, maior registro semanal de exames na cidade.

Previous ArticleNext Article