Covid-19: Curitiba registra 11 novas mortes um dia depois do anúncio da Bandeira Laranja

Ana Cláudia Freire

coronavírus, covid-19, boletim, curitiba, mortes, óbitos, casos, confirmados, sms, secretaria municipal da saúde, saúde

Um dia depois do anúncio da retomada da Bandeira Laranja, Curitiba registra 11 novas mortes e mais 520 novos casos confirmados de Covid-19.

Os dados foram divulgados neste sábado (5) pela SMS (Secretaria Muncipal de Saúde) e Curitiba chega a marca de 1.062 mortes desde o início da pandemia.

Ao todo, a cidade acumula 35.332 casos confirmados, 605 suspeitos e 29.422 recuperados pela doença do novo coronavírus, a Covid-19.

PREFEITURA DE CURITIBA FAZ FISCALIZAÇÃO CONTRA AGLOMERAÇÃO NA CIDADE

A prefeitura anunciou o retorno à Bandeira Laranja, quando há risco moderado de transmissão do novo coronavírus (covid-19), no fim da tarde desta sexta-feira (4).

Porém, as medidas só começam a valer na próxima segunda-feira (7). Até lá, bares, parques e praças continuam com acesso ao público sem ou com pouca restrição.

Equipes das GM (Guarda Municipal de Curitiba) estão nas ruas desde a manhã deste sábado (5) para fiscalizar situações de aglomeração em parques, praças, vias públicas e terminais da cidade.

BANDEIRA LARANJA

As principais mudanças da Bandeira Laranja atingem os bares, que terão as atividades suspensas, mercados e shoppings que voltam a fechar aos domingos.

O sistema de bandeiras foi elaborado pela SMS no início da pandemia. As cores amarela (alerta), laranja (risco médio) e vermelha (risco alto) são representadas pelas notas 1, 2 e 3, valores da taxa calculada por meio de nove indicadores. Seis deles avaliam o nível de propagação da doença e três monitoram a capacidade de resposta do Sistema de Saúde da cidade.

No dia 13 de junho, a Secretaria divulgou que o alerta subiu para a bandeira laranja. Isso durou até o dia 18 de agosto, quando entrou em vigor o decreto 1080 que determinava a bandeira amarela. Naquele dia, Curitiba somava 818 mortes e 27.657 casos de coronavírus.

Previous ArticleNext Article
Avatar
Jornalista - Chefe de Redação do Paraná Portal