Covid-19: Por problemas no sistema, Sesa não divulgará dados neste sábado

Angelo Sfair

coronavírus no paraná, mortes, morte, óbito, óbitos, casos confirmados, boletim, informe epidemiológico, sesa, secretaria estadual da saúde, coronavírus, covid-19, andréa rego barros-pcr - 1

A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) informou que não divulgará dados da Covid-19 neste sábado (8). De acordo com a pasta, inconsistências entre os sistemas impossibilitou a coleta dos números.

É a primeira vez desde março que a Sesa não divulgará o boletim diário do coronavírus. Até ontem (7) o Paraná acumulava 87.915 diagnósticos positivos e 2.244 mil mortes por complicações da doença.

As informações reunidas diariamente pela Secretaria de Estado da Saúde são coletadas junto às secretarias municipais. Cada um dos 399 municípios do estado é responsável por compartilhar as informações com as regionais de saúde.

Os mesmos números repassados pelos municípios ao Estado também sustentam a base de dados do Ministério da Saúde. Ou seja, a fonte das informações da Covid-19 é municipal, embora as secretarias estaduais atuem no sentido de organizá-las.

A Sesa publica diariamente os dados do coronavírus em uma plataforma própria. A pasta também mantém no ar o Portal da Transparência, onde são detalhadas, por exemplo, informações sobre a taxa de ocupação dos hospitais.

Em Curitiba, conforme a Secretaria Municipal da Saúde, foram confirmados neste sábado (8) mais 16 mortes e 405 casos. Assim, a capital do Paraná acumula desde março 691 óbitos e 23.626 diagnósticos positivos.

Previous ArticleNext Article