No boletim da Covid-19 deste sábado (14), a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná divulgou 575 novos casos e três mortes pela infecção causada pela Covid-19. No total, o Estado soma 235.831 casos e 5.640 mortes em decorrência da doença.
BOLETIM DA COVID-19 NO PARANÁ
As mortes divulgadas hoje eram de três mulheres, com idades entre 58 e 76 anos. Todos os óbitos ocorreram no dia 13 de novembro. As pacientes que faleceram residiam em: Londrina, Guarapuava e União da Vitória.
No boletim da Covid-19 no Paraná deste sábado, 607 pacientes com diagnóstico confirmado do novo corona vírus estão internados. Destes, 509 em leitos SUS (263 em UTI e 246 em leitos clínicos/enfermaria) e 98 em leitos da rede particular (34 em UTI e 64 em leitos clínicos/enfermaria).
Existe ainda outros 803 pacientes internados, 355 em leitos UTI e 448 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo vírus Sars-CoV-2.
INSTABILIDADE NO SISTEMA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE AFETOU DIVULGAÇÃO NO ESTADO
Também neste sábado, a Sesa publicou os dados relacionados ao informe do dia 13, após restabelecimento do sistema na madrugada de hoje (14). O boletim de ontem, registrou a atualização de 8.841 casos anteriores e 81 óbitos anteriores, e 909 casos e 5 óbitos confirmados em 13/11/20.
O atraso na publicação do dia 13 e o ajuste no número das ocorrências anteriores são justificadas por:
- intercorrências no sistema nacional (Ministério da Saúde/DataSUS), junto às redes de dados estadual e municipais;
- casos que ainda estavam em aberto no sistema de notificações para confirmação ou descarte, e que agora foram finalizados e informados, ajustando assim o banco de dados;
- mudança nos critérios de consideração, com a inclusão de outros métodos, como testes rápidos e critério clínico epidemiológico, e que ainda não tinham sido notificados e exigiram novas checagens e atualizações na base de dados;