Dengue faz nova vítima fatal e 295 casos em uma semana no Paraná

Jorge de Sousa

Paraná confirma novos 324 casos de dengue na última semana

O Paraná registrou na última semana novos 295 casos e uma morte pela dengue, segundo boletim divulgado pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), nesta terça-feira (2).

A última vítima fatal é um homem de 70 anos, morador de Londrina e com histórico de hipertensão arterial. A contaminação ocorreu no município do Norte do Paraná e o óbito registrado em 9 de fevereiro.

O registro apresenta queda em relação ao boletim anterior, quando 425 novos casos de dengue foram confirmados.

Desde o início do ciclo em agosto foram confirmados 3.424 casos e seis óbitos no Paraná. O levantamento deste ciclo da dengue irá durar até julho de 2021.

Já as notificações de dengue passaram de 30.825 para 33.484 nos últimos sete dias, sendo que 216 municípios do Paraná registraram ao menos um caso da doença.

“A Secretaria da Saúde do Paraná tem apoiado sistematicamente ações de remoção técnica de criadouros do mosquito transmissor da dengue junto aos municípios; deslocamos nossas equipes técnicas para este trabalho que engloba ainda a orientação nos mutirões de limpeza e informações junto à comunidade”, explicou o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

Desde 1991, os casos da doença são acompanhados pela Secretaria Estadual da Saúde. Mas no último ciclo, o Paraná quebrou o recorde de casos confirmados e mortes, com 227.724 contaminações e 177 óbitos.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrou 971.136 casos de dengue no último ciclo, sendo que 91,7% dessas ocorrências foram concentradas entre os estados do Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná.

“Cerca de 90% dos criadouros do mosquito Aedes Aegypty estão em espaços domésticos e podem ser removidos. Por isso, conclamamos a participação e o envolvimento da população neste enfrentamento; a dengue é grave e continua provocando a morte de pessoas no estado”, finalizou o secretário.

LEIA MAIS: Por limitação de vacinas, Curitiba deve paralisar vacinação nesta sexta

Previous ArticleNext Article