Dengue registra mais 107 casos e uma morte no Paraná

Redação

Dengue soma novos 132 casos e acumula 1.192 infecções no Paraná neste ciclo

O Paraná registrou nas últimas duas semanas novos 107 casos e uma morte pela dengue, segundo boletim divulgado pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) nesta terça-feira (20).

A terceira vítima fatal da dengue neste ciclo é um homem de 69 anos, morador de Cambé, município da região Norte. O idoso sofria de diabetes e hipertensão arterial.

Desde o início do ciclo em agosto foram confirmados 848 casos em 126 municípios, sendo que em 111 cidades houve contaminação dentro da localidade de residência.

O levantamento deste ciclo da dengue irá durar até julho de 2021 e apresenta 6.490 notificações para a doença em 277 municípios, sendo que em Foz do Iguaçu (cinco casos) e Marmeleiro, Assaí, Cambé e Jataizinho (um caso) foram registradas ocorrências graves da moléstia.

“Existe circulação do vírus no estado e o Governo do Paraná está atento; alertando os gestores municipais e apoiando ações de combate”, explicou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

Desde 1991, os casos da doença são acompanhados pela Secretaria Estadual da Saúde. Mas no último ciclo, o Paraná quebrou o recorde de casos confirmados e mortes, com 227.724 contaminações e 177 óbitos.

“Mas, este enfrentamento não depende apenas dos órgãos governamentais, por isso reiteramos que a participação da população é fundamental para a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya: a melhor forma de combate é com a remoção de recipientes que possam acumular água nos ambientes internos e externos dos domicílios”, concluiu Beto Preto.

LEIA MAIS: Vereador Jairo Marcelino morre de Covid-19

Previous ArticleNext Article