Dengue soma novos 106 casos e zika tem primeira ocorrência do ciclo no Paraná

Redação

Dengue soma novos 106 casos e zika tem primeira ocorrência do ciclo no Paraná

O Paraná registrou na última semana novos 106 casos de dengue, segundo boletim divulgado pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) nesta terça-feira (24).

Os números são similares ao boletim anterior, quando 102 ocorrências da doença foram registradas em todo Paraná.

Desde o início do ciclo em agosto foram confirmados 1.060 casos e cinco óbitos em 135 municípios. O levantamento deste ciclo da dengue irá durar até julho de 2021.

Entre esses casos, 812 são ocorrências autóctones (aquelas registradas dentro do município de residência) e a incidência de autoctonia no Paraná está em 7,15/100.000 habitantes.

Já as notificações de dengue passaram de 9.968 para 11.086 nos últimos sete dias. Ao todo, 303 municípios do Paraná apresentaram notificações à Sesa.

“O Paraná segue alerta no combate à dengue promovendo, principalmente, a capacitação de profissionais para atuação integrada no diagnóstico e manejo das doenças. Estes profissionais são os responsáveis pelo primeiro contato com o usuário do sistema de saúde e com o trabalho integrado pretendemos mais agilidade na identificação da doença e tratamento do paciente, evitando óbitos”, explicou o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

Também foi registrado na última semana o primeiro caso de Zika Vírus neste ciclo epidemiológico. A ocorrência foi em Cambé, na Região Norte do Paraná, e foi contabilizada como caso autóctone.

Desde 1991, os casos da doença são acompanhados pela Secretaria Estadual da Saúde. Mas no último ciclo, o Paraná quebrou o recorde de casos confirmados e mortes, com 227.724 contaminações e 177 óbitos.

“Combater a dengue é um compromisso coletivo e a população precisa participar, eliminando os criadouros nos domicílios e nas áreas próximas; lembrando que cerca de 90% dos focos estão nestes ambientes”, finalizou o secretário.

LEIA MAIS: Curitiba chega a 70 mil casos de covid-19 e tem 90% das UTIs ocupadas

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="730479" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]