Bolo de aniversário de Curitiba começa a ser preparado esta semana

Andreza Rossini e Assessoria


Estudantes de gastronomia do colégio positivo e do curso de patisserie e boulangerie do Centro Europeu começaram o preparo da massa do bolo gigante dos 325 anos de Curitiba, nesta semana, na sede do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Paraná (SIPCEP).

O evento é tradição no sindicato há 16 anos. A equipe será liderada pelo chef Eldon Strey.

O presidente do Sindicato, Vilson Felipe Borgmann, conta que a festa será no próximo domingo, dia 25, no Parque Barigui, e que mais de seis mil fatias do bolo vão ser distribuídas aos que participarem. “Fazemos questão de preservar esta tradição porque é uma forma de agradecer à cidade e sua população pelo prestígio que o setor recebe o ano inteiro”, diz.

Na produção do bolo que pesará mais de 600 quilos, as equipes vão se revezar por turnos. Para fazer 200 pães de ló que compõe a massa do bolo, serão usados: 150 quilos de farinha, 110 quilos de açúcar, 2.800 ovos, 10 quilos de emulsificante (produto utilizado em panificação e confeitaria e que garante mais cremosidade à massa), cinco quilos de fermento, 164 litros de chantilly e 100 litros de calda.

A preparação começa na terça-feira, dia 20, quando os voluntários vão passar o dia apenas separando e pesando os ingredientes. Depois, dos dias 21 a 23 serão mais três dias de trabalho, para preparar e assar a massa. No dia 24, será feito o transporte da estrutura do bolo que será montada no Parque Barigui. Já no dia 25, a equipe começa a preparação dos recheios das 8 horas e às 14 horas o bolo gigante estará pronto, com uma decoração surpreendente.

O parabéns para cidade de Curitiba será cantado às 15 horas e a distribuição dos pedaços do bolo será realizada por uma equipe de 30 voluntários. Para Borgmann, o mais importante é que todo este trabalho é feito com muito amor e dedicação. “Sem dúvida, esses são os  ingredientes mais importantes do bolo de aniversário de Curitiba.” Como em anos anteriores, todo o bolo deverá ser consumido em poucos minutos pela multidão que sempre prestigia a festa de aniversário de Curitiba.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="511727" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]