
Queda de avião no Paraná: Cenipa assume investigação e tem 45 dias para fazer o laudo
Angelo Sfair
18 de novembro de 2019, 15:21
O resultado cadastramento escolar para crianças de 4 ou 5 anos de idade, que frequentarão a pré-escola no ano letivo 202..
Redação - 18 de novembro de 2019, 17:07
O resultado cadastramento escolar para crianças de 4 ou 5 anos de idade, que frequentarão a pré-escola no ano letivo 2020 (pré I ou pré II), será divulgado na quarta-feira (20) pela Prefeitura de Curitiba. Secretaria Municipal de Educação de Curitiba deve disponibilizar as informações a partir das 18h.
Conforme a secretaria, o resultado do cadastramento ficará disponível na página da educação. Com base nele, as famílias podem confirmar a matrícula para o ano letivo 2020. As datas disponíveis para matrícula serão os dias 21, 22 e 25 de novembro.
O resultado do cadastramento escolar para crianças a partir dos 6 anos foi divulgado em outubro. São crianças que ingressam no 1º ano do Ensino Fundamental no ano letivo 2020.
O cadastramento escolar é feito todos os anos para que a Secretaria Municipal da Educação. Dirigido a estudantes que não fazem parte da rede pública, o objetivo é preparar a cidade para a demanda. Isso é feito na tanto na pré-escola quanto no Ensino Fundamental.
A partir do resultado obtido em 2019, será feita a organização em relação ao número de turmas em escolas e CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) para o ano letivo 2020. Além disso, a Prefeitura de Curitiba usa os dados como base para avaliar questões relacionadas à infraestrutura, alimentação e número de professores.
Conforme a prefeitura, a distribuição de vagas da pré-escola é feita a partir da indicação da unidade e do endereço da família. Isso é feito porque a intenção é oferecer a matrícula no centro educacional mais próximo da residência.
No entanto, a diretora do Departamento de Planejamento, Estrutura e Informações da secretaria evidencia que o cadastramento escolar não representa a efetivação da matrícula para o ano letivo 2020.
“Com o resultado, as famílias recebem orientações para a matrícula. Assim, a matrícula deve ser feita na unidade, com a documentação completa da criança”, explicou a diretora Beth Dubas.
De acordo com a Prefeitura de Curitiba, quem prefere matricular a criança em uma unidade de Ensino Fundamental diferente daquela que aparece no cadastramento escolar poderá solicitar a troca nos dias 27 e 28 de novembro. A concessão dependerá da disponibilidade de vagas.
“Mesmo que a família queira trocar, é necessário efetuar a matrícula na unidade definida no cadastro”, frisa Beth Dubas.
Os estudantes não cadastrados na rede municipal poderão fazer a primeira matrícula a partir do dia 2 de dezembro. Neste caso, o processo deve ser feito diretamente nas unidades.