Cadastramento escolar: resultado será divulgado na quarta-feira

Redação

Ponta Grossa autoriza retorno das aulas presenciais em escolas particulares

O resultado cadastramento escolar para crianças de 4 ou 5 anos de idade, que frequentarão a pré-escola no ano letivo 2020 (pré I ou pré II), será divulgado na quarta-feira (20) pela Prefeitura de Curitiba. Secretaria Municipal de Educação de Curitiba deve disponibilizar as informações a partir das 18h.

Conforme a secretaria, o resultado do cadastramento ficará disponível na página da educação. Com base nele, as famílias podem confirmar a matrícula para o ano letivo 2020. As datas disponíveis para matrícula serão os dias 21, 22 e 25 de novembro.

O resultado do cadastramento escolar para crianças a partir dos 6 anos foi divulgado em outubro. São crianças que ingressam no 1º ano do Ensino Fundamental no ano letivo 2020.

CADASTRAMENTO ESCOLAR: ORGANIZAÇÃO

O cadastramento escolar é feito todos os anos para que a Secretaria Municipal da Educação. Dirigido a estudantes que não fazem parte da rede pública, o objetivo é preparar a cidade para a demanda. Isso é feito na tanto na pré-escola quanto no Ensino Fundamental.

A partir do resultado obtido em 2019, será feita a organização em relação ao número de turmas em escolas e CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) para o ano letivo 2020. Além disso, a Prefeitura de Curitiba usa os dados como base para avaliar questões relacionadas à infraestrutura, alimentação e número de professores.

CADASTRO NÃO GARANTE MATRÍCULA

Conforme a prefeitura, a distribuição de vagas da pré-escola é feita a partir da indicação da unidade e do endereço da família. Isso é feito porque a intenção é oferecer a matrícula no centro educacional mais próximo da residência.

No entanto, a diretora do Departamento de Planejamento, Estrutura e Informações da secretaria evidencia que o cadastramento escolar não representa a efetivação da matrícula para o ano letivo 2020.

“Com o resultado, as famílias recebem orientações para a matrícula. Assim, a matrícula deve ser feita na unidade, com a documentação completa da criança”, explicou a diretora Beth Dubas.

TROCA DE UNIDADE

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, quem prefere matricular a criança em uma unidade de Ensino Fundamental diferente daquela que aparece no cadastramento escolar poderá solicitar a troca nos dias 27 e 28 de novembro. A concessão dependerá da disponibilidade de vagas.

“Mesmo que a família queira trocar, é necessário efetuar a matrícula na unidade definida no cadastro”, frisa Beth Dubas.

Os estudantes não cadastrados na rede municipal poderão fazer a primeira matrícula a partir do dia 2 de dezembro. Neste caso, o processo deve ser feito diretamente nas unidades.

Previous ArticleNext Article