Cães de rua ganham camas em terminal de Piraquara

Mariana Ohde


Quatro cachorros que vivem no terminal de Piraquara ganharam, nesta terça-feira (21), caminhas feitas de materiais recicláveis para se protegerem do frio. A iniciativa é de um grupo de protetoras de animais da cidade e teve o apoio da Prefeitura de Piraquara.

Por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, a Prefeitura auxiliou na confecção das camas e na negociação com a Viação Piraquara para que elas pudessem ser colocadas no local.

Os quatro cães recebem auxilio das protetoras com alimentação e cuidados médicos e são castrados – eles foram esterilizados recentemente, por meio do Projeto de Castração, que tem o objetivo de reduzir a população animal de rua e oferecer a esterilização gratuita de animais de famílias de baixa renda. Piraquara também conta com um Centro de Triagem, que recolhe animais em situação de risco ou agressivos, e com a Feira de Adoção, onde os cachorros recolhidos podem ser adotados pela população.

Iniciativas em Curitiba

Recentemente, a Prefeitura de Curitiba publicou no Facebook duas iniciativas semelhantes, vindas de moradores da capital.

Narha, moradora do Sítio Cercado, colocou cinco casinhas de cachorro em seu terreno, para que cães de rua tivessem abrigo. As casinhas foram concretadas no chão, por segurança, e a moradora colocou uma placa, onde diz aceitar doações de ração para alimentar os animais.

Reprodução/Facebook Prefeitura de Curitiba
Reprodução/Facebook Prefeitura de Curitiba

Outra iniciativa compartilhada pela Prefeitura no Facebook foi divulgada através do depoimento de Sheila Schirmer, que, ao pegar ônibus para ir ao trabalho, encontrou os cães que vivem no terminal que ela frequenta vestindo roupinhas. Ainda não se sabe quem confeccionou as peças. Na mesma publicação, a Prefeitura ressalta o projeto Cão Comunitário, que tem como objetivo cuidar de cães que se abrigam nos terminais de ônibus de Curitiba.

Reprodução/Facebook Prefeitura de Curitiba
Reprodução/Facebook Prefeitura de Curitiba

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal