Cai o número de emplacamentos de veículos novos no Paraná

Mariana Ohde


Com CBN Curitiba

Com a crise econômica, os paranaenses estão comprando menos veículos novos. O número de veículos com o primeiro emplacamento no Paraná vem caindo desde 2014, ano que a crise começou a se agravar. Em 2014, foram quase 321 mil emplacamentos de veículos novos. No ano seguinte, foram cerca de 225 mil carros emplacados. E desde o começo de 2016, de acordo com dados do Detran, o número chegou a apenas 171 mil. Os números representam uma queda de cerca de 46% em dois anos.

Porém, segundo o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), Marcos Traad, mesmo com essa queda, a frota de veículos aumentou cerca de 5% no mesmo período. “A redução dos primeiros emplacamentos foi menor do que a queda que houve nas transferências de veículos usados”, explica.

As quedas foram percebidas em todos os serviços, segundo Marcos Traad, porém, há ainda espaço para otimismo. “Nós sentimos uma redução no número de habilitações emitidas. Nossos serviços reduziram-se também. Agora no fim do ano é que acho que vai haver certa recuperação. Já tenho informações do mercado de que há um sinal positivo na retomada do crédito, as pessoas continuam comprando veículos”, afirma.

Atividades do Detran

O diretor-geral  também fez um rápido balanço das principais atividades do órgão no Paraná, ressaltando o programa Detran Fácil, uma rede de atendimento digital criada há cinco anos. “Neste período, foram 5,8 milhões de atendimentos efetivados, processos fechados, através do Detran Fácil. Isso nos dá a garantia que milhões de paranaenses deixaram de vir ao Detran para fazer serviços que costumavam fazer no balcão”, comemora.

Marcos Traad também lembra a importância do processo de vistoria digital. “No início, as pessoas acharam que não ia dar certo. Nós insistimos. Hoje, nós já temos a vistoria digital em cerca de 850 despachantes que existem no estado do Paraná”, afirma, lembrando que o serviço também está disponível em prefeituras e unidades do Detran. De acordo com Marcos Traad, para 2017, estão previstos vários novos projetos, entre eles, o Agendamento da Vistoria.

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="404734" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]