Calor acima da média em Maringá

Com Metro Jornal MaringáAs temperaturas no mês de fevereiro em Maringá estão quase 5ºC acima da média, segundo da..

Julie Gelenski - 23 de fevereiro de 2017, 09:57

Com Metro Jornal Maringá

As temperaturas no mês de fevereiro em Maringá estão quase 5ºC acima da média, segundo dados do Instituto Meteorológico do Paraná (Simepar) e da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A média máxima esperada para o mês é de 30,4ºC, nos últimos dias os índices têm superado a marca dos 35ºC. No domingo (19), os termômetros na cidade marcaram 36,2ºC de acordo com o Simepar, número recorde desde início do verão.

Na medição da estação da UEM, a temperatura foi ainda mais alta, 36,8ºC. O coordenador da Estação Climatológica da UEM, Leandro Zandonadi, explica que o calor intenso se deve a um bloqueio atmosférico que tem impedido a formação de nuvens de chuva. “Esses bloqueios são comuns e ocorrem em vários períodos do ano, porém nesta época o calor fica mais intenso”, explica.

Nos últimos dias, o calor intenso castigou os maringaenses. Nas ruas da cidade, óculos de sol e sombrinha viraram acessórios quase que obrigatórios entre os pedestres. Houve quem também recorreu ao sorvete para aliviar o calor. Na quarta-feira (23) à tarde, o sol escaldante enfim deu uma trégua para os maringaenses. Porém, mesmo com o tempo nublado, o calor foi intenso na cidade. Por volta das 18h os termômetros ainda marcavam 30ºC. Já a umidade relativa do ar se aproximava dos 60%, aliviando um pouco a sensação de abafamento.

Previsão

Para os próximos dias estão previstas chuvas rápidas e isoladas, bem típicas de verão, em Maringá, ainda assim as temperaturas devem continuar elevadas. Hoje, segundo o Simepar, os termômetros podem chegar a 34ºC. E pelo menos até domingo essa deve ser a média máxima na cidade. “Não devemos ter mudanças significativas nas temperaturas até o fim do mês. Este fevereiro deve superar a média histórica”, prevê Zandonadi.