‘Calorão’ deve continuar até o final de semana

Com Metro Jornal MaringáA primeira semana de 2017 está confirmando as previsões dos meteorologistas: calor, muitas panca..

Fernando Garcel - 04 de janeiro de 2017, 12:02

Com Metro Jornal Maringá

A primeira semana de 2017 está confirmando as previsões dos meteorologistas: calor, muitas pancadas de chuva e grande variação de temperatura. Na terça-feira (3), a mínima registrada em Maringá foi de 22ºC, mas ao longo do dia a temperatura foi aumentando até bater nos 30ºC. Para esta quarta-feira (4), a situação não deve mudar muito, mas na quinta está previsto um “calorão” com máxima de 34ºC.

Sistemas meteorológicos intensos afetam toda a Região Sul do país. Há a previsão para a passagem de duas frentes frias, que devem provocar chuva forte, em forma de temporais, e alterar a temperatura, segundo a Climatempo. Antes da passagem dos sistemas de frentes frias, a Região Sul também entrará em um sistema chamado pré-frontal, que é aquela situação na qual os ventos mudam de direção e passam a transportar um ar mais quente, sendo assim a temperatura também tende a subir antes da ocorrência das pancadas de chuva.

Temporais

A elevação da temperatura antes da passagem da frente fria e a circulação de umidade sobre estas áreas fazem com que grandes nuvens do tipo Cumulonimbus se formem, o que incentiva a ocorrência de temporais.

O risco de tempestades e a chance de formação de nuvem funil aumenta com a nova frente fria que avança sobre o Sul no decorrer da quinta-feira. Inclusive, uma formação desse tipo foi avistada em Londrina, ontem.

Na piscina

O calor movimentou os clubes de Maringá nesse início de ano. A funcionária pública Raquel Garcia e os filhos Laura e Vitor aproveitaram o sol para curtir a piscina do Clube Olímpico. “Estou de férias e trouxe meus filhos aqui para amenizar esse calorão”, comentou. Até o final de semana, a previsão é de temperaturas acima dos 30º em Maringá e região, com noites mais frescas e mínimas sempre acima dos 21ºC