Câmara aprova nome de Jaime Lerner para nova ponte entre Brasil e Paraguai

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1984/21, do deputado Evandro Roman (Patriota-PR), que dá o n..

Agência Câmara - 19 de agosto de 2021, 12:51

Foto: DER
Foto: DER

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1984/21, do deputado Evandro Roman (Patriota-PR), que dá o nome de  Jaime Lerner à nova ponte de integração entre Foz do Iguaçu, na região oeste do Paraná, e Presidente Franco, no Paraguai. A obra da ponte sobre o Rio Paraná ainda está em construção. O projeto segue para o Senado.

Arquiteto, urbanista, prefeito de Curitiba por três vezes e governador do Paraná por duas vezes, Jaime Lerner morreu em maio deste ano. "Ele tinha como lema integrar os povos pelas suas obras. A ponte vai unir duas nações", apontou o autor da proposta. "Os gênios começam a viver no coração das pessoas depois de sua partida. Jaime Lerner aceitava os diferentes. Figura bondosa e divertida que conquistava as pessoas. Sua obra e seu pensamento são marcas vivas que continuarão por muito tempo", disse Roman.

 

Jaime Lerner e o legado que justifica batismo da ponte sobre Rio Paraná

Entre as obras de Lerner destacadas pelo deputado está a modernização do transporte público de Curitiba, o fechamento da Rua XV de Novembro e a criação de diversos parques urbanos na capital paranaense.

O líder do PDT, deputado Wolney Queiroz (PDT-PE), apoiou o projeto, lembrando que Jaime Lerner foi filiado a seu partido. "É um dos maiores expoentes do Brasil em urbanismo, fez profundas transformações nas cidades em que atuou. Seu legado ultrapassa as fronteiras do estado e tem influência internacional", disse.

A aprovação da proposta foi recomendada pelo relator, deputado Fred Costa (Patriota-MG).