
Greca considera greve de médicos abusiva
Andreza Rossini
16 de agosto de 2017, 13:05
Repórter Thiago Machado do Metro CuritibaCom a chegada de novos etilômetros, em março deste ano, o número de multas por ..
Andreza Rossini - 17 de agosto de 2017, 08:08
Com a chegada de novos etilômetros, em março deste ano, o número de multas por uso de álcool ao volante mais do que dobrou na cidade. Houve 1.616 infrações registradas entre janeiro e junho deste ano, contra 725 no mesmo período de 2016 – um aumento de 122%.
ANÚNCIO
O aperto da fiscalização explica o número, diz o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. “O governo intensificou as fiscalizações. Muitos motoristas continuam desrespeitando a lei, colocando a vida deles e de outras pessoas em risco”.
No Paraná inteiro o aumento ficou em 44% – foram 3.512 infrações em 2016, contra 5.089 neste ano. Os 384 novos bafômetros foram entregues em março – eles foram distribuídos em todo o Estado, mas boa parte ficou em Curitiba, devido ao maior número de motoristas diz o coordenador de Infrações do Detran Rodrigo Kozakiewicz. “Hoje cada viatura do Bptran na cidade conta com um etilômetro e isso fez com que a fiscalização se tornasse mais presente, mesmo sem tantas novas blitze”, diz.
Segundo o BPTran (Batalhão de Polícia de Trânsito), de janeiro a junho deste ano foram realizadas 751 blitze na capital – aumento de apenas 11% em relação ao ano passado. Nelas foram feitas 191 prisões pelo crime dirigir sob efeito do álcool.
Uma lei que entrou em vigor em novembro do ano passado aumentou de R$1.915,40 para R$ 2.934,70 o valor da multa da Lei Seca.
A mesma lei criou multa para quem se recusar a soprar o bafômetro – neste caso, o motorista ainda fica com direito de dirigir fica suspenso por um ano. “Mas caso o policial verifique sinais de embriaguez ele pode autuar pelo uso de álcool do mesmo jeito”, explica Kozakiewicsz.
Mas não são aplicadas as duas multas – ou o motorista é autuado por não fazer o teste, ou por embriaguez. Se o motorista realizar o teste e for confirmada uma embriaguez igual ou acima de 0,3 miligramas, ele pode ser preso