
Saiba quais serviços serão afetados em ato contra a reforma trabalhista
Andreza Rossini
09 de novembro de 2017, 11:12
A Copel começou a retirada das torres de energia da Avenida Comendador Franco, conhecida como Avenida das Torres, que li..
Andreza Rossini - 09 de novembro de 2017, 11:11
A Copel começou a retirada das torres de energia da Avenida Comendador Franco, conhecida como Avenida das Torres, que liga Curitiba a São José dos Pinhais, nesta quinta-feira (9). A empresa informou que vai implantar uma linha subterrânea na avenida, com investimento de R$ 157 milhões.
ANÚNCIO
Com a retirada o canteiro central da avenida vai ficar vazio. "Além de proporcionar um visual mais limpo, a nova rede vai contribuir muito para a melhoria da qualidade do fornecimento de energia de toda a Região Metropolitana de Curitiba", diz o comunicado da empresa.
A nova linha subterrânea terá 8 km de extensão e vai operar em 230 kV, conectando a já existente subestação Uberaba à subestação Curitiba Centro, que será construída ao lado do viaduto do Capanema.
A construção de uma nova linha em 230 kV torna o sistema menos vulnerável a desligamentos acidentais e mais adequado ao crescimento da cidade.
ANÚNCIO
“Esse investimento na região leste faz parte de um plano de expansão que vai tornar a rede elétrica da capital mais robusta, confiável e capaz de atender ao aumento de demanda por energia nos próximos anos”, afirma o presidente da Copel, Antonio Guetter.
A linha aérea hoje existente será desativada, com a retirada de 25 torres, 20 superpostes e 42 km de cabos condutores instalados ao longo do canteiro central da Av. Comendador Franco.
Com mais essa obra, o investimento da Copel em Curitiba chega a R$ 550 milhões de 2011 a 2018. É o maior investimento já feito na cidade para melhoria do fornecimento de energia.
Foram construídas as subestações Novo Mundo, Bairro Alto, Bom Retiro, Hauer, Jardim das Américas e Capanema. A subestação Sítio Cercado fica pronta até o fim do ano e o Água Verde terá uma nova subestação até abril de 2018.