Campanha contra pólio e sarampo termina, mas população pode continuar o calendário vacinal

Francielly Azevedo - CBN Curitiba


Terminou nesta sexta-feira (14), a campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite. Mesmo assim, a população pode continuar se imunizando contra as doenças dentro do calendário vacinal.

Até o início da tarde, 78 mil doses de vacina contra polio foram aplicadas, o que representa 90% do público alvo, e 73 mil doses de sarampo, cerca de 85%. O índice está abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que era a de vacinar 95% do público alvo.

O diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, o médico Alcides Oliveira, disse que a baixa cobertura cria um alerta, mas ponderou que a campanha foi importante para reforçar a vacinação que já era costumeira na capital. “Mesmo as crianças já com a carteira vacinal em dia também receberam as doses contra as doenças, para evitar o retorno das doenças ao país”, disse.

Oliveira acrescenta que a população pode continuar procurando as unidades de saúde, porque mesmo fora da campanha as vacinas continuarão disponíveis. “A vacinação é gratuita. É importante que não só as crianças, mas os adultos e os idosos mantenham a sua carteira de vacinação em dia. Para que assim a gente evite o retorno de doenças que nós não lembramos mais”, ressaltou.

Até 10 de setembro o Ministério da Saúde havia confirmado 1.673 casos de sarampo em todo país. No Amazonas são 1.326 e em Roraima 301. Também já há registros da doença nos estados de São Paulo (2), Rio de Janeiro (18), Rio Grande do Sul (18), Rondônia (2), Pernambuco (4) e Pará (2). Outros 7.812 casos suspeitos permanecem em investigação. Do total de casos confirmados, oito resultaram na morte do paciente.

Curitiba tem 110 unidades de saúde que fornecem gratuitamente as vacinas das 8h às 18h.

 

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="553729" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]