Campanha de Multivacinação começa nesta segunda-feira

Narley Resende


(Brunno Brugnolo, Metro Jornal Curitiba)

A partir de hoje todas as 109 unidades de saúde de Curitiba começam a participar da Campanha Nacional de Multivacinação.

A mobilização é pela atualização da carteira de vacinação das crianças e adolescentes – para isso é necessário comparecer em qualquer uma das unidades entre os dias 19 e 30 de setembro, levando o documento. Os profissionais dos locais farão as checagens.

A diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Juliane Oliveira, destaca que neste ano o Ministério incluiu os adolescentes, por causa da resistência à imunização nessa faixa etária.

“Até os pais acabam se descuidando, porque muita gente acha que só é necessário imunizar até a criança completar 5 anos. Há vacinas como a antitetânica que precisam de reforço na adolescência e outras em que o esquema vacinal começa nessa faixa etária, caso da vacina HPV para as meninas de 9 a 13 anos”, enfatiza.

O secretário municipal da Saúde, César Monte Serrat Titton, lembra que é importante que as famílias façam as checagens.

“A população de Curitiba tem bons índices de cobertura vacinal e é bastante consciente da necessidade de manter a imunização, mas sempre é necessário fazer uma convocação pública para lembrar da importância de verificar se o esquema vacinal dos pequenos está atualizado”, diz.

Campanha

Serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico para menores de 5 anos e com idade entre 9 e 15 anos. No sábado (24), dia da mobilização nacional, haverá unidades de saúde abertas entre 8 h e 17h em todas as regiões de Curitiba para a campanha de multivacinação.

Mudanças

Em janeiro deste ano o Ministério da Saúde promoveu uma alteração no esquema vacinal de quatro vacinas: poliomielite, HPV, meningocócica C (conjugada) e pneumocócica 10 valente. O calendário nacional de vacinação tem alterações rotineiras, em função tanto de mudanças na situação epidemiológica, das indicações das vacinas ou incorporação de novas doses.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="386273" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]