Campanha de vacinação contra a gripe é antecipada

Band Curitiba

vacina

Começa na próxima segunda-feira (23) a campanha de vacinação contra a gripe, em todo o Paraná.

A imunização costuma ser feita em abril, no entanto, neste ano foi antecipada por conta da pandemia do coronavírus.

A campanha segue até o dia 22 de maio. O objetivo da antecipação da campanha é evitar o aumento de doenças respiratórias e a sobrecarga do sistema de saúde.

No entanto, o governo ressalta que a vacina contra a gripe não diminui o risco de contágio por coronavírus.

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, explica que o Paraná segue a orientação do Ministério da Saúde e a vacinação contra a gripe agora é indiscriminada, para pessoas de 20 a 49 anos.

” Tivemos até, lamentavelmente a perda de vidas humanas aqui no Paraná, mas nós temos oportunos par causar a saúde e combater a doença. Combater a gripe é na vacina”, afirma.

De janeiro até agora, o Paraná registrou 378 casos notificados de Influenza. Destes, 27 foram confirmados e cinco pessoas morreram – todos casos de Influenza do tipo H1N1. As mortes aconteceram em Cornélio Procópio (1), Ponta Grossa (2), Campo Largo (1) e Matinhos (1).

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti, afirma que os dados indicam que o vírus da gripe está em circulação no Paraná, e, por isso, as pessoas precisam além de tomar a vacina, adotar as medidas preventivas.

A secretaria de Saúde afirma, também, que a vacinação contra o sarampo foi prorrogada. A imunização contra esta doença acontecerá de maneira simultânea com a vacinação contra a gripe, para aproveitar a ida da população aos postos e unidades de saúde.

A campanha de vacinação contra a gripe tem o dia D, de mobilização nacional, marcado para 9 de maio.

 

Previous ArticleNext Article