Campanha incentiva doação de sangue de cães e gatos em Curitiba

Fernando Garcel


Uma ação promovida pelo Centro Integrado de Especialidades Veterinárias (CIEV) quer conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue para cachorros e gatos. A CIEV incentiva que tutores doem o sangue de seus animais de estimação para ajudar outros pets.

O processo de doação de sangue é gratuito e demora cerca de 15 minutos. A coleta acontece nesta sexta-feira (14), até às 17 horas, e no sábado das 9h às 12h, no hospital veterinário CIEV (Rua André Zanetti, nº 144, no bairro Vista Alegre – Curitiba).

Segundo o CIAV, os animais de estimação também sofrem de escassez de bolsas de sangue e o número de doadores ainda está muito abaixo do necessário para suprir a demanda.

“É preciso se colocar do outro lado e imaginar que poderia ser o nosso pet precisando dessa mão amiga. As pessoas precisam se conscientizar e abandonar o receio da doação, já que os animais doadores não sofrem ou são prejudicados”, diz o médico veterinário do CIEV, Edgar Carvalho.

Em cães, o volume de sangue doado é de aproximadamente 450 ml. Em gatos, são doados de 20 ml a 40 ml. Para doar, os animais precisam estar vacinados e vermifugados e ter entre um e oito anos. Cães devem pesar mais que 25 quilos enquanto gatos a partir de quatro quilos.

Previous ArticleNext Article