Ministério da Saúde prorroga campanha de vacinação da gripe até 30 de junho

Redação

Curitiba tem nova etapa de vacinação para idosos contra a gripe; veja os locais

O Ministério  da Saúde resolveu prorrogar a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe até o dia 30 de junho. A campanha estava prevista para terminar no dia 5 de junho. Porém, a baixa cobertura em todo o país motivou o Ministério da Saúde a estender a imunização dos grupos prioritários.

QUEM PODE TOMAR A VACINA

Fazem parte do grupo, profissionais de saúde, idosos, crianças de 6 meses a 6 anos incompletos, gestantes, puérperas (mães que tiveram filhos até 45 dias), doentes crônicos, imunussuprimidos, transplantados e pessoas com deficiência.

Além destes grupos, a vacina contra a gripe também é oferecida a adultos entre 55 e 59 anos, professores, motoristas, cobradores, caminhoneiros e profissionais das forças de segurança. Veja os locais de vacinação abaixo.

A vacina não imuniza contra o novo coronavírus, porém, auxilia na exclusão do diagnóstico para a covid-19, já que os sintomas são parecidos.

META IMUNIZAÇÃO

A meta nacional é imunizar 90% de cada público alvo. Em Curitiba a cobertura entre os idosos já alcançou 100% e entre trabalhadores da saúde 95%, mas alguns grupos ainda estão com procura baixa. Entre as crianças (de 6 meses a menores de 6 anos) a cobertura é de 27%; entre as gestantes 19%; puérperas 50%; doentes crônicos 45%; e professores 52%.

Além das unidades exclusivas para vacinação a partir desta segunda-feira (1º/6) as 78 unidades da rede municipal retomam a oferta de vacinas de rotina do calendário nacional. Nessas unidades gestantes, crianças e puérperas também poderão se imunizar contra a gripe.

ONDE VACINAR

Todos os públicos prioritários para imunização contra influenza – gestantes, puérperas, crianças (de 6 meses a menores de 6 anos), profissionais de saúde, idosos, doentes crônicos, pessoas com deficiência, adultos entre 55 e 59 anos, professores, motoristas, cobradores, caminhoneiros e profissionais das forças de segurança – devem procurar umas das dez unidades exclusivas para vacinação.

•    Confira aqui a lista das dez unidades abertas exclusivamente para vacinação, de segunda à sexta-feira.

Para as crianças, gestantes e puérperas há ainda a opção de se imunizar em uma das 78 unidades básicas de saúde que retomam a sala de vacinação na próxima segunda.

•    Confira aqui a lista completa das 78 unidades em funcionamento, de segunda à sexta-feira.

Com informações da Secretaria Municipal e Saúde

Previous ArticleNext Article