Casal suspeita que tenha encontrado lixo espacial em chácara no Paraná

Na última semana houve o registro da desintegração de um foguete da SpaceX que passou pela região de Altônia e São Mateus do Sul

Leonardo Gomes - BandNews FM Curitiba - 17 de março de 2022, 14:03

Foto: Portal RDX
Foto: Portal RDX

Moradores de uma propriedade rural em São Mateus do Sul, na região sudeste do Paraná, afirmam ter encontrado lixo espacial, possivelmente destroços de um foguete. O caso aconteceu nesta quarta-feira (16) e intrigou a empresária Joseane Maria Franco e o João Ricardo Pacheco. Eles encontraram o material, que basicamente é um pedaço de metal retorcido, com cerca de quatro metros de comprimento, próximo a cerca da propriedade. As informações são da BandNews Curitiba.

João conta que ao se deparar com o material ficou assustado e não teve coragem de encostar no nele.

"Sai bem cedinho pra dar uma olhada nas cercas, e de repente me deparei com aquele negócio. De longe pensei que era uma espécie de barraca, mas cheguei mais perto e notei que era um amontoado de ferro retorcido", conta.

Segundo Maria, o objeto caiu a cerca de 50 metros da casa onde eles moram e 30 metros de distância da rodovia às margens da chácara.

"Eu imagino que seja a frente de um foguete. Medi a peça e tem seis metros de diâmetro, e em torno de três metros de comprimento. Mas foi um susto, tenho 58 anos e foi a primeira vez que vi isso", completa João.

O casal informou ainda à reportagem que o objeto continua no local e não foi tocado. Familiares tentam entrar em contato com autoridades. O astrônomo e diretor do Parque da Ciência, Anisio Lasievicz, conta que o objeto se assemelha com parte de um foguete, porém, é preciso uma análise técnica.

Segundo o pesquisador, na última semana houve o registro da desintegração de um foguete da SpaceX que passou pela região de Altônia e São Mateus do Sul.

Procurada pela reportagem, a Força Aérea informou que apura o caso e vai se manifestar em breve com mais informações.