Caricati é novo diretor do Departamento Penitenciário do Paraná

Andreza Rossini

Francisco Alberto Caricati foi nomeado o novo diretor do Departamento Penitenciário do Paraná. A primeira reunião com os gestores do sistema prisional para apresentar sua  proposta de gestão aconteceu na quinta-feira (3), na sede do Depen, em Curitiba.

Servidor de carreira há 27 anos, Caricati é delegado da Polícia Civil e respondeu por diversas divisões como a Subdivisão de Operações do Cope, Delegacia de Furtos e Roubos, Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos (Nurce), ainda foi diretor do Departamento de Inteligência do Estado do Paraná (Diep). Antes de assumir o Depen, atuou como delegado-titular da Divisão Policial da Capital.

“Hoje vivemos uma crise carcerária nas delegacias de polícia que precisa ser sanada. Para isso, vamos buscar maior sintonia junto aos servidores do Depen e diversos órgãos do Estado, incluindo o Poder Judiciário e Ministério Público”, afirmou Caricati.

Segundo o secretário da Administração Penitenciária, coronel Élio de Oliveira Manoel, a indicação de Caricati partiu da própria governadora Cida Borguetti. “Os desafios que enfrentou ao longo de sua carreira, sua forma de gerenciar e experiência acumulada durante sua trajetória profissional o qualificaram para o cargo”, afirmou o coronel.


Uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) constatou um déficit de 7.111 vagas nas carceragens das delegacias e cadeias públicas do Paraná. Os dados foram coletados entre maio de 2017 e março de 2018.

Segundo o levantamento, desde 2005, a proporção de presos em delegacias em relação ao total da população carcerária do estado sempre esteve acima de 33%.

Administração Penitenciária 

De acordo com o anúncio feito pela governadora Cida Borghetti na última segunda-feira (30), o Departamento Penitenciário, a partir de agora, está ligado diretamente à nova Secretaria Especial da Administração Penitenciária, comandada pelo coronel da Polícia Militar, Élio de Oliveira Manoel. A medida desvincula a gestão do sistema penal da pasta da Segurança Pública e institui uma unidade de gestão específica para tratar de assuntos relacionados às penitenciárias e unidades prisionais.

Post anteriorPróximo post
Comentários de Facebook