Coronavírus em Ponta Grossa: Sesa confirma caso suspeito de mulher que esteve na Itália

Redação e Angelo Sfair

coronavírus, corona, virus corona, coronavirus sintomas, corona virus, o que é coronavirus, china, wuhan, brasil, ministério da saúde, oms, opas, casos confirmados, mortes,

A Sesa (Secretaria da Saúde do Estado do Paraná) confirmou na manhã desta quinta-feira (27) um novo caso suspeito de coronavírus em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. Trata-se de uma mulher, de 29 anos, que esteve na Itália entre os dias 12 e 16 de fevereiro.

SESA MONITORA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM PONTA GROSSA

Segundo a Sesa, a mulher foi até um hospital particular no domingo (23), com sintomas de febre, dor de garganta e dor de cabeça. O material foi coletado para a realização de exames para vírus respiratórios pelo Lacen-PR.

A previsão é que o resultado seja divulgado até o final desta semana. Caso não confirme, o material será encaminhado para a Fiocruz, para avaliação laboratorial para Coronavírus.

A paciente está sendo monitorada, em quarentena domiciliar. O caso foi notificado ao Ministério da Saúde na manhã desta quinta-feira (27).

CASOS DA ITÁLIA PREOCUPAM

Diferentemente dos três casos anteriores investigados e descartados no Paraná, desta vez a suspeita vem um pessoa que veio da Itália, e não da China.

Assim, as medidas de segurança foram tomadas para evitar que haja propagação do vírus no Paraná. A secretaria da saúde de Guaíra não divulgou informações específicas sobre o paciente isolado em casa. Ainda de acordo com as autoridades da saúde de Guaíra, estão sendo adotadas todas as medidas de orientação da Sesa.

Conforme o município, todas as pessoas que retornem de países com circulação do novo coronavírus, como China e Itália, serão submetidas aos mesmos exames até que as suspeitas sejam descartadas.

PREVENÇÃO

O COE (Centro de Operações em Emergências) alerta para as informações de prevenção ao Coronavírus que, neste momento, são as mesmas indicadas para outras síndromes respiratórias, como a Influenza. As principais medidas são:

  • evitar contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas;
  • lavar frequentemente as mãos, especialmente após o contato direto com pessoas doentes e antes de se alimentar;
  • usar lenço descartável para higiene nasal;
  • cobrir nariz e boca ao espirrar e tossir;
  • não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres pratos, copos ou garrafas;

Previous ArticleNext Article