Cascavel terá pesca no Lago Muncipal neste domingo (10)

Tilápia, Traíra, Bagre, Tambaqui e Piauçu são algumas das espécies que estarão à disposição dos “pescadores” inscritos.

Redação - 10 de abril de 2022, 08:05

Foto: Sílvia Soluszynski/Secom
Foto: Sílvia Soluszynski/Secom

O Lago Municipal de Cascavel, na região Oeste do estado, será palco da tradicional Pesca no Lago 2022, neste domingo (10). O evento, que foi cancelado nos últimos anos por conta da pandemia de Covid-19, acontece até às 17h. Cerca de dez mil pessoas devem participar da pescaria, segundo estimativa da organização.

Tilápia, Traíra, Bagre, Tambaqui e Piauçu são algumas das espécies que estarão à disposição dos “pescadores” inscritos.

“Após dois anos de suspensão dos eventos por causa da pandemia da Covid-19, o Município de Cascavel, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente com o apoio do Prefeito Paranhos, teremos um dia de alegria, mas ao mesmo tempo de muita concentração para levar esse alimento saudável e que rende um cardápio para toda família”, afirma o diretor de Conservação Ambiental e Bem-Estar Animal, Ailton Martins Lima.

A inscrição para a pescaria era feita mediante a doação de pelo menos 1 kg de alimento. De acordo com a Prefeitura de Cascavel, até a tarde da última sexta-feira (8), quase 8 toneladas de alimentos haviam sido arrecadados. Os alimentos são doados para famílias carentes cadastradas pelo Provopar.

Os maiores peixes fisgados de cada espécie serão premiados. O objetivo também será catalogar as espécies que existem no Lago Municipal e fomentar o banco de dados da secretaria.

“Todo peixe poderá ser levado para casa. Não será permitida a venda dos pescados, apenas para consumo próprio”, completa Ailton Martins Lima.

Proibições

Não será permitido o consumo de bebidas alcoólicas, instalação de barracas, carretilhas e mini-churrasqueiras durante o evento. Recomenda-se levar sacolas para depositar o lixo produzido pelo consumo de algum lanche individual.

Para manter o Parque Ambiental Paulo Gorski limpo, a prefeitura orienta ainda armazenar o lixo produzido em frente aos seus imóveis, os quais serão recolhidos pelo serviço de limpeza urbana do Município.

 O que está liberado na pescaria?

Varas de todos os tamanhos, inclusive com os chamados molinetes. Baldes, caixas térmicas para o armazenamento dos peixes fisgados.

Não se trata de pesca esportiva, e sim ambiente de descontração e levar o alimento rico em ômega 3 para saborear em casa. A harmonia entre os participantes deve estar no roteiro, ressalta a administração municipal.

Equipes do município e de apoiadores do evento auxiliam os participantes com orientações durante a pescaria.