Gripe mata criança de um ano no Paraná; número de casos sobe para 672

Redação

gripe casos paraná

Uma menina, com apenas um ano de vida, morreu por causa de gripe em Mandaguari, na região Norte do Paraná. Além dela, uma mulher de 29 anos, em Marilândia do Sul, também morreu por causa do vírus Influenza. Os casos foram divulgados pela Secretaria da Saúde hoje (18), junto com o boletim sobre a gripe no estado.

De acordo com o relatório, o número de casos subiu para 672 – 12 a mais desde o último boletim.

São 129 mortes por causa da doença neste ano, sendo 109 causadas pelo vírus influenza da gripe H1N1, conhecida como gripe suína.

CASOS POR CIDADE DO PARANÁ

De acordo com o boletim, os casos de gripe são registrados em todas as regiões do Paraná.

Curitiba, com 157 casos, lidera o ranking das cidades que apresentam maior ocorrência. Foz do Iguaçu, com 76, aparece em segundo lugar e Ponta Grossa, com 38, fecha o pódio.

São José dos Pinhais, com 31, e Maringá, com 28 casos, completam os cinco municípios.

PREVENÇÃO DA GRIPE

As medidas de prevenção à gripe devem ser mantidas, mesmo no verão. A principal delas é a vacinação anual, capaz de promover imunidade e redução do agravamento da doença.

Além disso, também é aconselhada a frequente higienização das mãos – com água, sabão ou álcool gel – antes de consumir algum alimento e após tossir ou espirrar. Evitar aglomerações e ambientes fechados e não compartilhar objetos pessoais também fazem parte das recomendações.

Por fim, caso você esteja com algum sintoma – como calafrios, mal-estar, dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta, tosse seca, diarreia, vômito, fadiga, rouquidão e hiperemia conjuntival – é de extrema importância procurar atendimento médico.

Previous ArticleNext Article