Últimas Notícias
Cenipa investiga queda de avião monomotor na Serra do Mar

Cenipa investiga queda de avião monomotor na Serra do Mar

O trabalho tem como objetivo prevenir novas ocorrências; as vítimas do acidente aéreo foram sepultadas no final de semana, em Umuarama.

Redação - segunda-feira, 10 de julho de 2023 - 11:21

O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), da Força Aérea Brasileira, segue investigando a queda de um avião monomotor na Serra do Mar, no Litoral do Paraná. A aeronave foi localizada na última sexta-feira (7), após cinco dias de buscas. Três pessoas morreram.

O órgão abriu a investigação ainda na sexta-feira. O trabalho é conduzido pelo Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), localizado em Canoas (RS), e tem o objetivo de prevenir novos acidentes com características semelhantes.

Conforme a FAB, “a conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”.

Na ação inicial são utilizadas técnicas específicas, para a coleta e confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave.

O avião particular foi encontrado cinco dias após sumir do radar, em uma área de mata fechada.

Uma operação complexa de busca e resgate foi montada na região da Serra da Prata, entre as cidades de Guaratuba e Morretes. Os trabalhos contaram com mais de 200 pessoas, entre bombeiros, militares da Força Aérea Brasileira (FAB), da Polícia Militar, Defesa Civil e voluntários, além de aeronaves da FAB e do Governo do Estado.

Vítimas são sepultadas em Umuarama

O avião decolou de Umuarama por volta das 7h50 de segunda-feira (3), com previsão de chegada às 10h24 em Paranaguá. No entanto, 10 minutos antes do pouso previsto, o Piper Aircraft (modelo PA-28R-200) sumiu do radar.

Felipe Furquim, de 35 anos, Heitor Guilherme Genowei Junior, de 42 anos, e o piloto Jonas Borges Julião, de 37 anos, que estavam a bordo do avião que caiu na Serra do Mar, foram velados e sepultados neste final de semana em Umuarama, no Noroeste do Estado.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Felipe Furquim e Heitor Guilherme Genowei Junior, conhecido como “Juninho do Posto”, eram servidores da Casa Civil.

Em nota oficial, o Governo do Estado informou que eles iriam a Paranaguá para avaliar “a atracagem de futuros navios de turismo no Litoral”. O comunicado não explica, no entanto, o motivo de estarem em um monomotor particular.

A prefeitura e a Câmara Municipal de Umuarama decretaram luto oficial de três dias diante das mortes.

Compartilhe