Geral
Centro de atendimento sobre cannabis vai ser inaugurado em Curitiba

Centro de atendimento sobre cannabis vai ser inaugurado em Curitiba

No local, pacientes e médicos terão acesso a informações sobre tratamentos e medicamentos à base de cannabis medicinal.

Guilherme Grandi - sexta-feira, 9 de junho de 2023 - 14:00

Curitiba vai ganhar um Centro de Acolhimento em Terapia Canabinoide, no Hospital Santa Casa. O espaço vai ser inaugurado na próxima segunda-feira (12). No local, pacientes e médicos terão acesso a informações sobre tratamentos e medicamentos à base de cannabis medicinal.

CANNABIS MEDICINAL

O uso da cannabis medicinal é indicado para tratamento de ansiedade, insônia, epilepsia, glaucoma, esclerose múltipla e fibromialgia, entre outras doenças. No Brasil, duas resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regulam a importação e a aquisição de produtos com as propriedades do canabidiol, desde que com receita médica. No Paraná, a Lei Pétala garante o acesso a medicamentos e produtos à base de canabidiol (CBD) e tetrahidrocanabinol (THC) para tratamento de doenças, síndromes e transtorno de saúde, a partir de alguns requisitos.

A Diretora Médica Corporativa da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, Nivia Pereira de Souza, reforça que o acesso à cannabis medicinal é uma questão de saúde pública. “Atualmente, contamos com estudos que comprovam a eficiência da cannabis medicinal para tratamento ou alívio de muitas condições médicas”, diz.

CENTRO DE ACOLHIMENTO

O trabalho pelo desenvolvimento de tratamentos com cannabis medicinal na Santa Casa de Curitiba é feito em parceria com a start up curitibana Anna Medicina Endocanabinoide. A empresa busca democratizar o acesso aos produtos derivados da cannabis informações e orientações sobre o mercado, tanto para pacientes e médicos quanto para entidades hospitalares e associações.

“A Anna é a primeira empresa do setor a ter um espaço físico para atendimento completo de medicina endocanabinoide dentro de um grande centro médico, no qual pacientes e médicos poderão receber a orientação necessária sobre o canabidiol com uma consulta especial da nossa equipe de especialistas”, comemora Priscila Patitucci, CEO da Anna. “Além disso, vamos promover trocas de experiência constantes em encontros com a participação dos maiores pesquisadores da área. Tudo isso em um ambiente confortável e acolhedor”, complementa.

Compartilhe