Centro de Hidrografia da Marinha emite alerta para ondas de até seis metros

O Centro de Hidrografia da Marinha (CHN) emitiu um alerta para condutores de embarcações para que evitem a navegação na ..

Redação - 23 de agosto de 2016, 14:08

O Centro de Hidrografia da Marinha (CHN) emitiu um alerta para condutores de embarcações para que evitem a navegação na área costeira do Paraná. Isso porque estão previstas a formação de ondas de quatro a seis metros.

De acordo com o alerta feito pela Capitania dos Portos, os equipamentos de comunicação devem ser mantidos em ordem. Segundo a tenente Kelly a orientação é que as normas de segurança sejam cumpridas. "A Capitania dos Portos faz esse alerta a todos os navegadores devido ao aviso de mal tempo que está em vigor e que prevê ondas de até seis metros na área costeira do Paraná. Por isso, alertamos sobre o uso de material e todos os meios de comunicação. Pra que se for necessário ir ao mar, que se faça com muita segurança e atenção", diz Kelly.

Em caso de navegação, os condutores devem informar o percurso à Capitania dos Portos, antes de saírem com as embarcações. De acordo com a tenente Kelly, esta não é a primeira vez que a Capitania fica em alerta por causa da ressaca na área oceânica. No entanto, nesse período, a formação de ondas está bem mais alta em comparação com as outras ocorrências.

"Nós temos, invariavelmente, algumas situações de ressaca aqui no Paraná, mas não tão altas. Mesmo que não haja ressaca ou aviso de mal tempo, alertas de condições climáticas desfavoráveis são importantes para que todos estejam atentos para segurança e que naveguem com muita atenção", diz a tenente. O alerta está em vigor e estamos sempre monitorando e verificando com antecedência para trazer essas informações antecipadas à todos os navegadores", completa Kelly.

O alerta também prevê ressaca na área costeira entre Florianópolis (SC) e Santos (SP), passando pelo Paraná, com ondas de até 3 metros e meio.

(Com informações da BandNews FM Curitiba)