Centro de pesquisa emite alerta de tempestade e granizo no PR

O tempo deve permanecer fechado em grande parte do Paraná nesta segunda-feira (3). O Centro de Previsão de Tempo e Event..

Fernando Garcel - 03 de outubro de 2016, 09:39

O tempo deve permanecer fechado em grande parte do Paraná nesta segunda-feira (3). O Centro de Previsão de Tempo e Eventos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) alerta para pancadas de chuva fortes com descargas elétricas, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo em áreas do oeste, centro, nordeste e norte do estado.

O alerta também é válido para o Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

Para o Instituto Meteorológico do Paraná (Simepar), as precipitações de chuvas devem ser mais intensas entre o sudoeste, oeste e o noroeste do Paraná, onde há condição para registro de muitos raios e rajadas de vento fortes. Nas demais regiões paranaenses, nos Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e no litoral, também será observada chuva, mas devem ser mais fracas.

Nesta segunda-feira, as temperaturas devem variar pouco. Em Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Umuarama a máxima não passa dos 22º C. Em Ponta Grossa e em Curitiba, a temperatura fica entre 10º C e 17º C. Em Paranaguá, no litoral do estado, a máxima é de 21º C.

De acordo com a previsão do Simepar, a partir de terça-feira, o tempo já começa a mudar. As áreas de instabilidade devem se descolar rapidamente pelo Paraná e o dia deve começar sem chuva e com a presença do Sol em grande parte do estado. O tempo só deve permanecer nublado e com possibilidade de chuviscos na faixa leste e no litoral. No interior as temperaturas começam a ficar um pouco mais elevadas, com sensação maior de abafamento.