Chuva causa alagamentos em bairros de Curitiba

A Defesa Civil municipal atendeu ao menos quatro ocorrências nesta sexta-feira Santa (30) por causa da chuva que atingiu..

Cristina Seciuk - CBN Curitiba - 31 de março de 2018, 13:10

Foto: Rodolfo Buhrer &#124 Paraná Portal
Foto: Rodolfo Buhrer &#124 Paraná Portal

A Defesa Civil municipal atendeu ao menos quatro ocorrências nesta sexta-feira Santa (30) por causa da chuva que atingiu a cidade. Desta vez não houve temporal, mas o grande volume de água que caiu desde as 17h e durou mais de uma hora em alguns pontos da cidade provocou a elevação do nível de rios e córregos, água que invadiu as casas e comércios mais próximos. Os transtornos foram registrados no Parolin e no Água Verde.

Os pontos de alagamentos atendidos ficam nas ruas Petit Carneiro e Samuel César (Água Verde) e na rua Brigadeiro Franco (na região do Parolin). Os casos mais significativos foram das ruas Samuel César e Brigadeiro Franco, onde a água atingiu diversos imóveis.

Segundo a prefeitura, o trecho do Parolin vem passando por obras antienchente, com desassoreamento do córrego que passa na região e a realocação de famílias que estavam em área irregular.

Na Samuel César, o terreno de uma casa alagou. Os moradores foram orientados a fazer o registro de alagamento na Regional para avaliação da estrutura imóvel e a drenagem no ponto.

Em todos os casos o escoamento da água após o término da chuva ocorreu em no máximo uma hora e não houve desabrigados nem desalojados.

Conforme a prefeitura, as obras para diminuir o impacto das chuvas na estrutura da cidade vêm sendo feitas de maneira regular desde o ano passado, com recursos destinados a ações de desassoreamento de rios e melhoria de galerias pluviais.

Na ocorrência de chuvas, a população pode acionar a Defesa Civil para casos de alagamento pelo telefone 153.