Chuva deixa 6 mil domicílios sem energia em Maringá e gera transtornos em Curitiba

As fortes tempestades que atingem o Paraná nesta quinta-feira (16) vão causando diversos transtornos no estado. Em Curit..

Vinicius Cordeiro - 16 de janeiro de 2020, 16:51

Tempo nublado, chuva
Foto: Geraldo Bubniak/AGB
Tempo nublado, chuva Foto: Geraldo Bubniak/AGB

As fortes tempestades que atingem o Paraná nesta quinta-feira (16) vão causando diversos transtornos no estado. Em Curitiba, a Defesa Civil informou que registrou 27 solicitações para retirada de árvores e galhos após a chuva, enquanto Maringá, na região norte, está com cerca de seis mil domicílios sem energia elétrica.

A informação foi confirmada pela Copel (Companhia Paranaense de Energia), que ainda informou que 127 pontos diferentes da região sofreram estragos por causa dos fortes bentos e das quedas de árvores.

Além disso, a Copel reitera a orientação de manter distância de fios caídos e em outras situações de risco após temporais. Em casos de falta de luz, é possível comunicar a empresa pelo aplicativo ou enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593. Na mensagem, é preciso informar as letras "SL" e a unidade consumidora.

Segundo o monitoramento do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), os ventos chegaram a 62,3 km/h, às 13h, em Maringá. Inclusive, a vigilância aponta que as cidades de Laranjal, na região oeste, e Paranácity, no norte do Paraná, estão com grandes tempestades e incidência de raios.

"Estamos recebendo informações em todos os momentos, mas a chuva está mais moderada na maior parte do estado", disse a meteorologista Larissa Freitas.

CHUVA EM CURITIBA

A capital paranaense teve registros em 13 bairros diferentes: Vista Alegre, Hugo Lange, Jardim Social, Água Verde, CIC, Bairro Alto, Novo Mundo, Mercês, Juvevê, Tarumã, Cajuru, Bom Retiro e Tingui.

A ocorrência com maior complicação foi a queda de uma árvore entre as Rua Belo Horizonte, no Água Verde, perto do cruzamento com a Avenida Sete de Setembro. Já na Rua Bom Jesus, no Juvevê, uma árvore caiu sobre dois carros estacionados, mas ninguém se feriu.

Por fim, na Rua Presidente Rodrigo Otávio, no Hugo Lange, uma árvore caiu e puxou os fios da rede elétrica, o que causou o bloqueio da via.

Equipes da Setran (Superintendência de Trânsito), Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Meio Ambiente estão atendendo as ocorrências para normalizar a situação.

Por fim, a orientação Defesa Civil é evitar sair de casa durante uma tempestade em Curitiba. Caso a pessoa estiver na rua, não é recomendado se abrigar embaixo de árvores e de estruturas metálicas porque a capital tem registrado grande incidência de raios.