Chuvarada em Curitiba e região trouxe alívio e fez nível dos reservatórios ultrapassar 50%

Redação

temporais paraná sem luz energia copel

As fortes chuvas que caíram sobre Curitiba e Região Metropolitana nos últimos dias fizeram o nível dos reservatórios que abastecem de água a porção leste do estado subir e ultrapassar os 50% de capacidade. De acordo com a Sanepar, o nível das barragens nesta segunda-feira (16) alcançou os 51,05%.

Na última sexta-feira (13), o nível do Sistema de Abastecimento de Água Integrado de Curitiba era de 47,52%, ainda conforme a Sanepar.

Desde o último dia 11, a companhia retomou um sistema de rodízio no abastecimento de água mais rígido, que reduziu o período de abastecimento para 36 horas, com suspensão de até 36 horas. A medida foi implementada justamente em função da falta de chuvas, que compromete o nível das barragens.

De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), o volume de chuva registrado entre a última sexta-feira (13) e hoje se aproximou da média histórica para todo o mês de agosto na Capital, que é de 81,2 mm.

Na sexta, Curitiba registrou 40mm de chuva. A chuvarada deu uma trégua no sábado, onde foram registrados apenas 5,4 mm. Nesta segunda-feira, ainda conforme o Simepar, o temporal seguido de granizo alcançou os 31 mm de precipitação.

No acumulado de agosto, choveu 99 mm em Curitiba, marca superior à média para o período.

Apesar da boa chuva dos últimos dias, permanece o alerta para que a população mantenha o uso racional da água, com hábitos de economia, evitando desperdícios.

Confira o nível das barragens que compõem o Sistema de Abastecimento de Água Integrado de Curitiba nesta segunda-feira (16):

Barragem Iraí – 41,22%

Barragem Passaúna – 57,71%

Barragem Piraquara I – 57,68%

Barragem Piraquara II – 55,92%
Total: 51,05%

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="783664" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]