Chuvas causam enchentes em Guaraqueçaba, no litoral do Paraná

Mariana Ohde


As chuvas que atingiram o Paraná neste sábado (5) causaram alagamento em Guaraqueçaba, ilha do litoral paranaense. Segundo o Corpo de Bombeiros, por volta de 16h, a corporação começou a receber ligações pelo número 193 para atender ocorrências ligadas ao temporal.

A comunidade mais afetada, segundo os Bombeiros, foi Tagaçaba, onde 65 pessoas ficaram desabrigadas e foram encaminhadas para pousadas da região. Elas voltaram às suas casas nesta manhã (6), após o nível da água baixar. Muitos perderam móveis, eletrodomésticos e embarcações.

Em Tagaçaba de Cima, a cabeceira da ponte sobre o Rio Capivari foi danificada. A prefeitura avalia a estrutura para o reparo. Na região, moradores também perderam pertences, mas não houve registros de pessoas desabrigadas.

Ambos os locais estão com falta de água potável e falta de energia elétrica. Os órgãos municipais trabalharam para resolver o problema.

Batuva, Rio Verde, Utinga, Morato, Serra Negra, Assungui e Potinga também foram atingidas. O acesso às comunidades foi obstruído durante as chuvas e só foi restabelecido após a baixa das águas. Outras duas pontes foram danificadas, o que dificulta o acesso à toda a região.

Ao todo, 18 bombeiros, quatro membros da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Guaraqueçaba, quatro viaturas e três embarcações foram empregados no atendimento às ocorrências.

Neste domingo, por volta de 10h, os bombeiros sobrevoaram as áreas atingidas. Segundo a corporação, com o escoamento das águas, o risco diminuiu e as equipes em prontidão nos quartéis, caso sejam necessárias novos atendimentos.

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="584506" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]