Geral
Chuvas devem voltar ao Paraná nesta quinta-feira (12)
Augusto Lindner/IAT

Chuvas devem voltar ao Paraná nesta quinta-feira (12)

As cidades mais ao Sul do Estado devem ser as mais afetadas pela nova frente fria

Mirian Villa - quarta-feira, 11 de outubro de 2023 - 09:52

As chuvas devem voltar ao Paraná nesta quinta-feira (12), conforme o Simepar. Apesar do tempo estável dos últimos dois dias, uma frente fria se desloca ainda hoje, provocando novos temporais em todo Estado. 

Segundo o MetSul, parte do Paraná ‘deve ter chuva volumosa, especialmente nas cidades mais ao Sul’. Na última semana, as regiões central, sul, centro-sul e campos gerais registraram os maiores estragos, como alagamentos, destelhamentos, queda de árvores e falta de energia elétrica.

Em casos de emergência, os paranaenses podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199. Para receber alertas sobre riscos de tempestades e vendavais, basta enviar um SMS com o CEP da sua rua para o número 40199.

Mais de 30 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas no Paraná

Novo boletim da Defesa Civil informa que 33.963 pessoas foram afetadas pelas chuvas da última semana. As cidades mais atingidas foram União da Vitória, com 9 mil pessoas, Pitanga, com 5.217, Rebouças, com 3.156 e Jardim Alegre, com 2.800. 

Quase duas mil pessoas permanecem desalojadas, em casas de amigos ou parentes, enquanto 3.572 estão desabrigadas, em abrigos públicos. No total, 64 municípios registraram algum tipo de impacto. 

Cascavel, Mangueirinha, São Jorge D’Oeste, Pinhão, Paula Freitas e Rio Negro tiveram situação de emergência reconhecida pelo Governo. 

Estradas

Os temporais também afetaram diversas estadas federais e estaduais. Entre elas, a PR-151 em Jaguariaíva, PR-170 entre Guarapuava e Entre Rios, PR-364 entre Inácio Martins e Irati, PRC-466 e PR-239 em Guarapuava, BR-153 entre Irati e Rebouças, BR-277 em Morretes, BR-376 em Ponta Grossa e BR-476 Entre União da Vitória e Paula Freitas. 

Conforme o DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem) e o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), obras de recuperação nos trechos já estão sendo realizadas. 

Compartilhe