Chuvas do final de semana afetaram mais de 60 mil pessoas, diz Defesa Civil

Redação

chuvas, chuva, final de semana, litoral, matinhos, guaratuba, pontal do sul, pontal do paraná, paraná, defesa civil, corpo de bombeiros

Mais de 61 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas intensas que atingiram várias regiões do Estado nos últimos dias, de acordo com a Defesa Civil do Paraná. Dez moradores de Paranaguá, no litoral paranaense, precisaram deixar as residências onde vivem por causa das chuvas, dos alagamentos e do risco de deslizamentos.

De sexta-feira (22) a domingo (24), foram atendidas cinco chamadas para ocorrências de alagamento em Paranaguá, com orientações nas regiões da Vila dos Comerciários, do Rio Vermelho e em Alexandra, maior ponto de alagamento. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil fizeram a retirada das pessoas de suas residências com o uso de um bote.

Em outras cidades do litoral, como Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, houve a informação de áreas alagadas, nas quais o Corpo de Bombeiros auxiliou na remoção de pessoas de residências para outras que não estavam alagadas. Foram, também, realizadas orientações aos moradores da região.

Segundo a tenente do Corpo de Bombeiros, Ana Paula Zanlorenzi, porta-voz dos bombeiros na Operação Verão no litoral, explica que o volume de chuvas nas praias diminuiu o que facilita o atendimento das ocorrências e também reduz o risco de alagamentos e deslizamentos.

“Neste domingo tivemos uma reeducação bastante grande do acumulado de chuvas. Esse é um bom indicativo de que o solo está secando, reduzindo gradativamente os riscos de deslizamentos, alagamentos e inundações”, disse a tenente Zanlorenzi, reforçado que o Corpo de Bombeiros continua monitorando as áreas consideradas de grande risco.

Ainda conforme a tenente Ana Paula Inácio, não foram recebidas informações de vítimas que tenham se ferido em virtude das chuvas e nem foram registrados casos graves em virtude das chuvas no litoral.

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil alertam que as pessoas devem ficar atentas aos sinais de inundação, alagamentos ou deslizamentos. Se estiver numa área segura, mantenha-se abrigado e evite passar por áreas alagadas. Caso esteja em região próxima ou sujeita a deslizamentos, a orientação é para sair de casa e procurar um local seguro.

O socorro especializado do Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193, ou da Defesa Civil, pelo telefone 199.

*Com informações da CBN Curitiba

Previous ArticleNext Article