Ciclone bomba deixa estragos em todo Paraná: 1,2 milhão de casas ficaram sem luz

Mirian Villa

Curitiba registra queda de árvores e falta de luz com temporal devido a ciclone

A passagem do ciclone bomba pelo Paraná nesta terça-feira (30) deixou estragos em diversas cidades. Em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, por exemplo, 530 mil casas ficaram sem energia elétrica.

Segundo boletim da Defesa Civil, que foi atualizado nesta manhã, 2.681 pessoas foram afetadas pelo ciclone bomba no Paraná, 583 casas foram danificadas e 77 pessoas continuam desalojadas.

Em algumas regiões do Paraná, as rajadas de vento chegaram próximo a 120 km/h, que é o caso de Laranjeiras do Sul, no centro oeste. Já em Ubiratã, na região noroeste, os ventos atingiram 115 km/h.

COPEL TRABALHA PARA RESTABELECER ENERGIA APÓS PASSAGEM DE CICLONE BOMBA NO PARANÁ

Para a Copel (Companhia Paranaense de Energia), esse foi o pior evento climático da história, já que 1,2 milhão de unidades consumidoras foram desligadas no pico das chuvas e fortes ventos no Paraná.

Os trabalhos para restabelecer à energia iniciaram na tarde de ontem e continuam nesta manhã porque 360 mil casas ainda permanecem sem energia elétrica.

A região leste -Curitiba, Região Metropolitana e Litoral- foi uma das mais atingidas. Nesta manhã, 212 mil clientes continuam sem luz nesta região, sendo 35 mil em Curitiba e 38 mil em São José dos Pinhais.

Ainda segundo a Copel, os estragos são por queda de árvore ou outros objetos na redes e muitos deles demandam reconstrução. “Não há previsão para quem está sem luz, mas estamos com contingente máximo trabalhando”, afirmou a assessoria de comunicação.

Às 9h30, 400 equipes de serviços estão nas ruas para atendimento das ocorrências, com o reforço de 143 turmas de manutenção e construção de redes. Ao todo, são mais de 1000 eletricistas em campo.

A região leste do Estado concentra 2.562 pontos a serem restaurados nas redes de energia. Na região oeste, há 1.610 ocorrências para atendimento das equipes, já no centro-sul são 918, enquanto no noroeste há 434 serviços, e no norte, 174.

DEFESA CIVIL REGISTOU QUEDA DE ÁRVORE E CASAS DESTELHADAS EM TODO ESTADO

Milhares de quedas de árvores foram registradas em diversas cidades do Paraná. Em Curitiba, no início da tarde, uma van dos Correios foi atingida por uma árvore, no bairro Mercês. Por sorte, ninguém ficou ferido.

De acordo com a Defesa Civil , ao menos 57 destelhamentos foram registrados em residências da Capital. Além disso, até às 21h de ontem haviam sido comunicadas 513 quedas de árvores ou galhos em vias públicas e terrenos privados de 37 bairros da capital paranaense.

As árvores também impediram o trânsito em diversas rodovias do Paraná. Veja abaixo alguns registros dos estragos causados pelo ciclone bomba no Estado!

Temporal em Foz do Iguaçu, na região oeste do Paraná (Colaboração)

Previous ArticleNext Article