Curitiba testa espaço exclusivo para motos nos semáforos

Mariana Ohde e William Bittar - CBN Curitiba

A nova sinalização será instalada nos dois sentidos da Avenida Victor Ferreira do Amaral, no bairro Tarumã, próximo à sede do Detran.

A Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito e o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) começa a testar nesta quarta-feira (21), às 14h30, um projeto-piloto de implantação de espaços exclusivos para motos nas ruas.

A nova sinalização será instalada nos dois sentidos da Avenida Victor Ferreira do Amaral, no bairro Tarumã, próximo à sede do Detran.

Os espaços, chamados bolsões ou box, são áreas delimitadas nos cruzamentos e permitem que os veículos menores aguardem a abertura dos semáforos na frente de carros, ônibus e caminhões.

A medida evita que as motos fiquem paradas entre os carros enquanto o semáforo estiver fechado e, assim, contribui para diminuir o risco de acidentes na hora da saída dos veículos.

O diretor do Detran, Marcos Traad, explica que a medida se trata de um experimento para observar a conduta dos motociclistas e dos motoristas. “Pode ser um fator preponderante para reduzir o número de acidentes, principalmente os que acontecem nos corredores, que são devidos à falta de atenção”, explica.

Segundo Traad, o local foi escolhido por ser uma via de acesso às cidades da região metropolitana da capital e pelo grande fluxo de veículos. Depois dos testes iniciais, o Detran deve fazer o levantamento de outros pontos onde esses bolsões podem ser colocados.

Comparativo

No Paraná, a frota de motocicletas representa apenas 20% do total de veículos em circulação. No entanto, as motos estão envolvidas em 33% dos acidentes registrados e os motociclistas são 38% dos feridos e 23% dos mortos no estado.

Em Curitiba, são 150.826 motos registradas, segundo o Detran, o equivalente a 10,76% da frota da Capital, que soma 1.401.710 veículos.

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="511517" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]