Calçada da Praça Tiradentes é revitalizada

Lorena Pelanda


A Praça Tiradentes, no centro de Curitiba, passa por revitalização durante essa semana.

Equipes da prefeitura realizam obras na área da calçada de vidro. O local, que já recebeu ações preliminares de limpeza, agora terá os três exaustores reinstalados. Os trabalhos foram iniciados na tarde desta terça-feira (2) e seguem de acordo com as condições climáticas ao longo desta semana.

“Há algum tempo os equipamentos que estavam no local foram vandalizados e vínhamos estudando e testando outras soluções”, explicou o diretor de Parques e Praças, Jean Brasil. “Com o avanço da revitalização da Praça Tiradentes, optamos por recolocar os exaustores”, completou.

Além dos equipamentos novos, que vão ajudar a dissipar a umidade interna que se forma com a diferença de temperatura interna e externa, está prevista a troca dos vidros, que deve acontecer em cerca de um mês. Também será feito um novo controle da vegetação que cresce naturalmente no local com o tempo.

Implantado durante a reforma da Praça Tiradentes no ano de 2008, o piso de vidro tem o objetivo de deixar visíveis as antigas calçadas do local, que foram descobertas por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

(Crédito:Pedro Ribas/SMCS)

Intervenções

Nos últimos dois meses em toda a Praça Tiradentes foram feitas intervenções no paisagismo e de limpeza. De acordo com o diretor de Parques e Praças, o trabalho envolveu a correção de espaços da praça com o aterro de buracos e substituição de plantas altas com o replantio de vegetação mais baixa e harmônica. Também foram plantadas mais 10 mil novas flores; além da limpeza dos monumentos e calçamentos.

**Com informações da Prefeitura 

 

Previous ArticleNext Article
Coordenadora de jornalismo da rádio BandNews FM Curitiba
[post_explorer post_id="559023" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]